Os profissionais que trabalham ou têm interesse em atuar no setor de energia eólica terão motivos para comemorar este ano. Isso porque, de acordo com notícia publicada no site do Ministério de Minas e Energia, o Brasil deve abrir 50 mil postos de trabalho somente este ano.
De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), o país prevê a construção de 175 novos parques eólicos, totalizando um investimento de R$ 20 bilhões. A iniciativa vai gerar mais de 3 Gigawatts (GW) de energia no país.
Só este ano devem entrar em operação comercial 107 usinas eólicas, considerando apenas o Mercado Regulado (os consumidores de energia elétrica atendidos pelas distribuidoras de sua região). A previsão é da Secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME).
Números sobre energia eólica
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concluem que, atualmente, o Brasil possui 342 usinas eólicas em operação comercial, o que totaliza 8.294 MW de capacidade instalada. No ano passado, 108 usinas eólicas geravam 2.657 MW de energia eólica.
É importante lembrar o número de usinas de energia eólica quadruplicou no Brasil. Em 2015, o montante era de 7.633 MW, contra 1.425 MW em 2011. Até 2024, a expectativa do Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE 2024 é que a capacidade instalada eólica no País alcance 24 mil MW.