De nada adianta um bom líder sem uma equipe devidamente engajada ou uma equipe capacitada comandada por um líder sem autoconfiança e resiliência. Uma empresa para crescer precisa que todos os níveis hierárquicos que a compõe estejam alinhados e comprometidos, uma vez que é o esforço conjunto deles que trarão os resultados desejados. Para realinhar as equipes e direcioná-las para o cumprimento de metas existe o coaching empresarial.
Também chamado de coaching organizacional, esta metodologia procura extrair o máximo de talentos de todos os funcionários. Dessa forma o crescimento da empresa se torna macro e uniformizado, já que todas as áreas existentes são devidamente avaliadas.
Assim como todas as outras modalidades existentes, o coaching empresarial trabalha focado em metas e geralmente são definidas pelo empresário contratante e pelo coach, após um amplo diagnóstico. Os resultados do processo são variáveis, mas, as ferramentas utilizadas procuram melhorar o desempenho do cliente no mercado e aumentar a satisfação e o bem-estar dos funcionários.
Engajamento dos funcionários: um desafio
Sabe-se que funcionários felizes produzem mais e melhor. Por isso, uma das preocupações das empresas é potencializar o envolvimento das pessoas no ambiente de trabalho. De acordo com levantamento do Instituto Gallup o Brasil perde anualmente cerca de US$ 42 bilhões, por conta da falta de engajamento dos funcionários. E este problema, de acordo com outra pesquisa, desta vez feita pela Deloitte, é a principal preocupação de gestores de RH.
Sem as táticas certas para aumentar o tão almejado engajamento, os funcionários perdem o foco, ficam desmotivados, não cumprem prazos e, consequentemente, comprometem os resultados e os lucros da empresa. Com medo deste cenário, empresários de diferentes partes do mundo vêm buscando nas ferramentas de coaching a solução para evitar ou reverter esse quadro.
Como é feito o coaching empresarial
Uma vez que o foco do coaching empresarial é ajudar a empresa a melhorar a performance da sua equipe e direcioná-la para a obtenção de resultados mais rápidos e assertivos, o profissional contratado auxilia os empresários na elaboração de um planejamento estratégico.
A metodologia pode ser aplicada de diferentes maneiras. Uma delas é na formação e capacitação de equipes, para que mais preparadas, elas possam desenvolver uma rotina de alta performance, aumentar o comprometimento, assumir responsabilidades de maneira mais assertiva e ter mais qualidade de vida.
A empresa, por sua vez, percebe a redução de turn over, aumento da fidelidade dos colaboradores, melhora seu planejamento estratégico e atinge resultados rápidos e consistentes.