Gratidão, de acordo com o dicionário, significa agradecimento, reconhecimento por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. De uma forma geral, esse sentimento leva a pessoa a procurar o lado bom de alguma situação, a dizer obrigado.
Esse sentimento, pelo menos de acordo com uma pesquisa internacional, ainda não faz parte da rotina de algumas empresas. Os resultados apontam que apenas 30% dos empregados agradecem aos seus colegas de trabalho e apenas 20% agradecem ao chefe várias vezes por semana. Além disso, 29% dos entrevistados nunca agradeceram a um colega de trabalho e 35% nunca agradeceram aos seus chefes.
A gratidão nos é ensinada desde a infância. Quando a criança recebe algum presente, é incentivada pelos pais a dizer obrigado, deixando a outra pessoa satisfeita e feliz. Quando a gente ganha algo e agradece de coração, nos damos conta de que alguém se importa, gosta de nós. E a pessoa que fez o gesto se sente reconhecida por ter feito algo bom.
Praticar a gratidão no trabalho pode parecer um desafio, porque esse é considerado um lugar de muita cobrança e pouco reconhecimento. E, na vida, quando cobramos demais, nos esquecemos de reconhecer tudo de bom que já aconteceu. Algumas empresas têm se preocupado em modificar esse cenário através da psicologia positiva, aprendendo a ser grata por aquilo que já foi realizada e motivando o funcionário a seguir empenhado no projeto até o fim.
Benefícios da gratidão
Pessoas gratas são mais felizes. Não, isso não quer dizer que elas não têm problemas, mas que elas não os colocam à frente de suas vidas. É mais ou menos assim: há dias em eu tudo dá errado e a impressão que temos é que o mundo está contra nós. Mas quando optamos pela gratidão, respiramos fundo e nos preocupamos em ver o que está à nossa volta, a quantidade de outras coisas boas existem ao nosso redor. Com esse pensamento, ficamos mais calmos e acabamos encontrando nessas coisas boas a resposta para resolver aquele problema que pode nem ser tão grande quanto achamos que é.
No ambiente de trabalho, a felicidade contagia (assim como qualquer outro sentimento, bom ou ruim). Ao passarmos o dia ao lado de uma pessoa grata, outros sentimentos bons interferem na rotina de trabalho, atraindo motivação e bom humor. A gratidão também reduz sintomas de agressividade. Um líder grato também tem uma equipe mais engajada, uma vez que um obrigado significa reconhecimento por algo bem feito.
Outro benefício da gratidão é levar você a extrair o melhor do momento presente. Às vezes não estamos na empresa ou no cargo dos nossos sonhos, mas se aprendermos a enxergar o lado bom da situação poderemos aproveitar esta oportunidade para aprender coisas que podem ser importantes em outros cargos e empresas.
Como começar a ser grato no trabalho?
Se você está disposto a mudar seu jeito de ver as coisas que acontecem na sua vida, comece olhando para dentro de você. O que incomoda? Qual ou quais obstáculos no seu ambiente de trabalho que impedem você de encontrar o lado bom da vida? Somente depois dessa análise é que você poderá agir, pois saberá o foco que deseja atingir.
Fazer uma comparação também pode ajudar você a se valorizar. Percebe como aquela pessoa ganha muito menos ou tem muito mais problemas que você e está sempre com um sorriso no rosto? Que tal começar a olhar para sua própria vida profissional e perceber quantos problemas você não tem? Por exemplo: você já fez uma faculdade? Quantas pessoas ainda não fizeram por que não têm dinheiro?
Outra dica é fazer planos. Quando mentalizamos ou colocamos no papel os passos para alcançarmos algo que queremos muito ficamos mais felizes. Ganhamos mais energia para realizar nossas tarefas, já que precisamos lutar para realizar tirar nossos planos da cabeça ou do papel.
Colocando esses passos em prática, você verá como a gratidão não é algo tão difícil de praticar. Depois basta colher os frutos e ser mais feliz na vida e no trabalho.