A harmonia permanente no ambiente de trabalho é um grande desafio. Pessoas diferentes, com histórias e experiências diferentes, convivem por, pelo menos, oito horas por dia, trabalhando juntas em busca de crescimento profissional e resultados para a empresa.
Esse processo envolve lapidações, empenho e dedicação e certamente os conflitos vão surgir no dia a dia, por mais que se tente evitá-los. Esses conflitos podem estar relacionados a divergências de opiniões entre líderes e liderados ou entre os membros da equipe.
Às vezes as empresas não sabem como resolver situações como essas, e muitas acabam criando regras para manter uma falsa paz no ambiente de trabalho. Outras conseguem enxergar boas oportunidades de crescimento nos conflitos.
“Muitas vezes conflitos são confundidos com briga, mas na verdade nada mais são do que a divergência de opiniões somada à má comunicação. No ambiente empresarial, quando bem gerenciados, os conflitos podem ajudar no crescimento da empresa e desenvolvimento das pessoas”, comenta Gilberto Cury, presidente da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguistica.
Boa comunicação: resposta para solucionar os conflitos
Gilberto cita uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard para ressaltar a importância da comunicação no ambiente de trabalho. Pelos resultados, cerca de 70% dos conflitos nas organizações têm relação direta ou indireta com problemas de comunicação. Sendo assim, ele defende que, para gerenciar melhor os problemas, a solução mais certa é ensinar as pessoas e equipes a se comunicarem melhor.
Mas pondera: “Não basta colocar um funcionário de frente para o outro e pedir que falem. É preciso desenvolver nas pessoas a capacidade de entender umas às outras e respeitar opiniões divergentes. Nesse contexto, a Programação Neurolinguística (PNL) é a ferramenta mais eficiente de ser aplicada.”
Conforme já abordamos em outra matéria, a PNL pode ser definida como uma técnica que reprograma a nossa mente, como se fosse um computador, de forma que possamos aprimorar nossa capacidade de comunicação e ação. Por meio de um conjunto de ferramentas, a Programação Neurolinguistica trabalha, de maneira individual, a sensibilidade, capacidade de percepção, intuição, flexibilidade, empatia e inteligência emocional.
“A PNL permite que possamos aprender e modificar modelos de comunicação interpessoal e intrapessoal em pouco tempo e de maneira muito eficaz. Promove também o autoconhecimento, alicerce do autodesenvolvimento”, explica Cury.
A técnica apresenta, ainda, maneiras melhores de expressarmos os nossos posicionamentos e objetivos com clareza, fomentando nossa confiança e habilidade de influência. Outras capacidades que a PNL desperta são reconhecimento de sinais verbais e não-verbais, distinção das qualidades de voz e entonação, conhecimentos de estratégias e modelos de negociação e uso da criatividade para a solução de problemas.
Benefícios da PNL para o ambiente de trabalho
Se uma empresa quer minimizar os conflitos, uma das soluções é investir no desenvolvimento das pessoas. Quanto mais capacitadas, mais facilmente saberão administrar suas relações, tornando o ambiente de trabalho mais harmonioso, a equipe mais entrosada e a qualidade de vida mais perceptível.
“Existe um senso comum entre os gestores de RH que diz que as pessoas são admitidas pelas qualidades técnicas e demitidas pelas incompetências comportamentais. O técnico você aprende em muitos lugares. A prática, você conquista com o tempo. Já a habilidade comportamental, também reconhecida como atitude, a PNL é capaz desenvolver e transformar tanto no âmbito pessoal quanto no profissional”, comenta Gilberto.