Aumento do número de funcionários, busca por valores de locação mais atrativos, localização estratégica para alavancar os negócios. São inúmeros os motivos que levam uma empresa a mudar de endereço e, na hora de realizar mudanças comerciais, um bom planejamento pode ajudar donos de empresas a diminuírem dores de cabeça.
Em muitos casos os empresários contam com amigos ou colegas que “entendem” de mudanças para ajudar no transporte, mas essa não é a melhor decisão. Já existe no mercado um grande número de empresas que trabalham especificamente com mudanças e transportes, o que traz mais segurança para empresário e funcionários.
Os preços são muito variáveis, pois tudo depende da distância entre um local e outro, os equipamentos que serão transportados, o processo de descarregamento (se pode ser feito por escadas ou elevadores ou por içamento), enfim, estes e outros fatores são avaliados antes da negociação de valores.
Ao colocar na ponta do lápis, pode até ser que o colega de longa data cobre mais barato, entretanto as empresas de transporte contam com equipe especializada, que vai desmontar empacotar e montar novamente os móveis com conhecimento e segurança. Sem esse serviço ficará sob sua responsabilidade todo esse processo. Além disso, você pode contratar uma empresa que tenha seguro, o que minimiza a preocupação com danos.
Se o seu plano é contratar uma empresa para fazer a mudança, veja algumas dicas:
- Faça uma boa pesquisa antes de fazer a contratação. Peça orçamentos detalhados, veja se há reclamações sobre o serviço prestado e se a empresa possui seguro e licença. Vale lembrar também que a empresa contratada precisa fazer uma vistoria nos locais antes de definir o preço.
- Tenha todas as informações anotadas sobre o atual e o novo endereço da empresa. Dados sobre metragem, data e hora permitidas para mudanças, uso de elevadores, escadas e içadores e local para estacionar o caminhão de mudanças são essenciais para alinhar o preço e planejar a mudança adequadamente.
- Assine um contrato com a empresa, leia todas as cláusulas com atenção e tire todas as dúvidas para evitar problemas.
- Chame todos os funcionários e conte sobre a mudança. Informe se haverá alterações na disposição das mesas das equipes, por questões de afinidade e engajamento, e ouça o que os funcionários têm a dizer, até porque esses processos geram estresse e ansiedade.
- Peça que os funcionários empacotem seus pertences para não haver extravio e reclamações. Se quiserem manter as mesmas cadeiras e mesas, peça que façam a etiquetagem correta.
- É importante que os funcionários da empresa de mudanças comerciais estejam uniformizados e identificados, para que você saiba quem está entrando e saindo da sua empresa com seus móveis e pertences.
- Tanto o dono da empresa quanto os funcionários devem fazer uma lista dos pertences, para que possam fazer a devida averiguação após a mudança.
- Desligue equipamentos com antecedência, principalmente eletrodomésticos, como geladeiras e freezers, para evitar mau cheiro.
- Tenha em mãos um mapa do novo local. Assim os funcionários da empresa poderão saber direitinho onde devem montar os móveis e colocar cada caixa. Caso o dono da empresa não esteja no local na hora da mudança, deve escolher alguém que conheça bem o novo local e a disposição dos móveis.
Fonte: Tucuruvi Mudanças e Transportes