Manter a equipe motivava é um dos principais desafios para qualquer líder. Diariamente, é necessário fazer com que cada membro do time encontre o ambiente mais propício para exercer o máximo de seu potencial em prol de resultados e metas. E, da mesma forma que manter a motivação em alta, é necessário ter preparo para diagnosticar e sanar os casos de desmotivação que possam aparecer pelo caminho.
O primeiro passo para lidar com esta situação é criar e manter um relacionamento saudável com todos os membros da equipe, desenvolvendo um olhar atento para cada colaborador. Desta maneira fica muito mais fácil perceber quando algum liderado começar a se sentir desmotivado ou der sinais de que está, de alguma forma, se envolvendo superficialmente nas tarefas cotidianas. Quanto antes a desmotivação for percebida, mais fácil será para buscar caminhos para saná-la.
O bom relacionamento e a atenção individualizada também são fundamentais na hora de encarar as causas da desmotivação. Uma conversa franca e um feedback claro são as opções mais indicadas por especialistas para que líder e liderado consigam agir de forma saudável diante do problema. Vale lembrar, porém, que a responsabilidade não deve decair apenas sobre o líder. O gestor e o colaborador precisam, juntos, compreender as raízes da desmotivação e trilhar o caminho de volta ao desempenho em seu nível mais alto.
Em algumas situações, a desmotivação pode ser literalmente contagiosa, atingindo vários colaboradores e gerando um clima organizacional pouco produtivo. Nesse caso, o mais importante é redobrar a atenção e buscar compreender a dinâmica da desmotivação e o que a tornou generalizada.
Em qualquer caso, o líder precisa estar preparado para escutar atentamente seu colaborador, além de contar com recursos motivacionais para levar adiante os planos de melhorias junto à equipe. Alguns colaboradores podem estar precisando de mais reconhecimento, outros de tarefas mais à altura de suas capacidades.
Existem casos em que o fato motivador é um aumento de salário ou promoção, que precisarão ser avaliados de acordo com o desempenho do colaborador e o momento financeiro da empresa e/ou projeto. Cada caso é um caso e merece atenção específica. Por isso, quanto mais o líder estiver integrado com a sua equipe, mais apto estará para impedir que a desmotivação tome conta do ambiente a ponto de prejudicar a produtividade.