Os jovens brasileiros estão cada vez mais interessados em criar startups e colocar em prática suas próprias ideias inovadoras. Tanto é que, de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (AB Startups) 55% das cerca de 10 mil pequenas empresas em atividade e que no país são comandadas por jovens entre 20 e 23 anos.
Entretanto, por mais que as ideias sejam interessantes é preciso muito planejamento para que o sonho de empreender não entre para as estatísticas de empresas que decretam falência antes mesmo de completar dois anos de atividades.
Para auxiliar os jovens empresários que desejam fazer sucesso no mundo das startups, o CEO Rodrigo Villar, da Software.com.br, maior revenda de software corporativo do Brasil, elencou cinco dicas importantes:
Ideia boa muita gente tem, mas morre na execução
Pode parecer óbvio, mas regularizar a empresa, com apoio de um contador, é o primeiro passo. Com a assessoria de um bom escritório de contabilidade, o empresário tem acesso a informações para que a tomada de decisões com base na legislação brasileira nas esferas federal, municipal e estadual trabalhem a favor do negócio. Não se preocupar com questões tributárias, por exemplo, pode minar a competitividade e o potencial de crescimento da empresa.
A sobrevivência do dono entra na conta
Um bom plano de negócios não busca apenas gerar caixa e crescimento. Ele é melhor quanto mais realista for, levando em conta, desde o princípio, que os sócios precisam sobreviver da empresa. Essa é uma questão fundamental, mas como o respeito à hierarquia administrativa e organizacional é igualmente prioridade para o sucesso, cada setor deve cuidar da sua área e os sócios só devem tirar dinheiro quando as contas da empresa estiverem 100% pagas. É importante ter em mente que todo empreendimento tem um tempo de maturação que exige sacrifício e paciência. Por isso, planejamento é tudo.
Não guarde segredo, mas conte a quem interessa
Muitas vezes, o jovem empreendedor prefere guardar segredo sobre seu projeto por medo que roubem sua ideia ou que o desencorajem com palpites e conselhos. Realmente, não há nada mais chato. Mas o pulo do gato é contar a quem se importa e pode colaborar com ações, expertises e relatos de experiências. Bons amigos, família próxima e uma rede de contatos confiável são excelentes para conversas e brainstorms que podem gerar estratégias e fazer o negócio acontecer.
Facilitar para não atrapalhar
O endereço da empresa deve ser muito bem pensado e estrategicamente analisado. Localidades de fácil acesso, com bons entornos de bancos, cartórios, restaurantes, metrô, Correios etc, representam o pensar logisticamente inteligente do empreendedor e que impactará positivamente seus negócios e a produtividade da rede de funcionários, clientes e fornecedores.
Palavra é palavra
Compromisso é para ser cumprido. E um jovem líder precisa saber disso. Desde o princípio, o business e as relações humanas dentro da estrutura corporativa devem se pautar por comprometimento, confiança e seriedade para com parceiros, vendedores, clientes e funcionários. Esse é o alicerce para a verdadeira e legítima reputação. Empresas e empresários que não cumprem palavras e compromissos não seguem adiante e ganham por vezes máculas indeléveis no mercado.