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O que fazer para não se "contaminar" com um ambiente de trabalho ruim?

Istock.com / shironosov Focar no positivo e encontrar válvulas de escape são algumas formas de evitar a contaminação.

Manter-se positivo e tranquilo em um ambiente de trabalho ruim é um grande desafio para a maioria das pessoas, especialmente, para aquelas que não têm inteligência emocional. Ainda que a pessoa esteja comprometida e motivada a realizar o seu trabalho, se ela não souber como se proteger de toda a negatividade, o ambiente de trabalho pesado se torna prejudicial para a saúde emocional e para o crescimento profissional, podendo, muitas vezes, afetar também a vida pessoal.

Um ambiente de trabalho ruim normalmente é cercado por pessoas pessimistas e que só reclamam, por disputa e competição entre pessoas da mesma equipe, líderes e chefes autoritários e excessivamente críticos, falta de feedback positivo e reconhecimento, baixa satisfação profissional, líderes desmotivados e que não trazem desafios.

Mas afinal, como se proteger de toda a negatividade e manter o foco nas suas atividades e no resultado que quer alcançar? Se você quer saber o que fazer nessa situação, confira nossas dicas:

Autopercepção

Em primeiro lugar, perceba de que forma você pode estar contribuindo para deixar o ambiente de trabalho ruim. Se você esta sem paciência e motivação para realizar suas atividades, não se sente capaz como outros colegas, vive reclamando e tem dificuldade de se relacionar com as pessoas, saiba que o problema pode estar em você. Muitas vezes, somos contaminados e nem percebemos. O que você poderia fazer de diferente para deixar o clima mais leve?

Faça escolhas inteligentes

Afaste-se de pessoas negativas que só reclamam e fazem intrigas. Procure se relacionar com pessoas que estejam motivadas e consigam extrair o melhor de cada situação.

Comunicação positiva

Fale sobre o lado bom das coisas, seja um comunicador positivo. Da mesma forma que um ambiente de trabalho ruim pode influenciar no humor das pessoas, a positividade de uma pessoa também pode interferir no ambiente e gerar um clima mais calmo.

Foque no que é positivo

Tome consciência dos pontos positivos do seu trabalho ajuda a tirar o foco do negativo, fazendo você perceber que alguns ganhos fazem valer o sacrifício.
Ainda que o ambiente de trabalho seja ruim, certamente você tem muitos ganhos e conquistas — caso contrário, não precisaria suportar tamanho desconforto. Faça uma lista de todos os ganhos que tem graças a seu trabalho, tais como: seu salário, benefícios trabalhistas, treinamentos e programas que a empresa oferece e as amizades que tem dentro da empresa.

Válvulas de escape

Quando sair do trabalho, desligue-se completamente e se dedique a atividades prazerosas para descarregar a tensão que o trabalho traz, recarregando suas energias para o dia seguinte. Academia, prática de yoga, leitura, culinária, aulas de dança e passeios no parque são algumas opções de atividades que podem trazer prazer e tornar o dia menos estressante.

Espalhe elogios

Em um ambiente de trabalho ruim, pouco se fala sobre acertos. Reconheça o trabalho dos seus colegas e mostre como todos têm um papel importante na empresa. Dessa forma, seus colegas podem ser contagiados por essa atitude também, unindo a equipe e construindo um ambiente mais harmônico.

Desenvolva Inteligência Emocional

Cada pessoa é responsável por sua realidade e, se você sente que é afetado pelo mundo exterior, certamente está enfraquecido interiormente. Se você quer encontrar sua força interior e se tornar o responsável por sua realidade, o primeiro passo é desenvolver sua Inteligência Emocional e aprender a lidar com suas emoções e com os sentimentos das pessoas que fazem parte da sua vida.

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