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Crítica construtiva: como orientar um colaborador desmotivado

© Depositphotos.com / kopitin Para dar um bom feedback, é preciso escolher um local reservado e não omitir informações.

Manter os colaboradores motivados deve ser uma das prioridades de qualquer empresa, pois são justamente essas pessoas as responsáveis por todos os resultados alcançados pela organização. Mas é comum encontrarmos um colaborador desmotivado na empresa ou na equipe, prejudicando o andamento das tarefas, o desempenho das atividades e a entrega de todo o grupo ou setor.

Líderes e gestores têm um papel essencial para administrar e motivar os colaboradores, garantindo produtividade e resultados, proporcionando bem-estar, qualidade de vida e cuidando para que os interesses da organização e dos colaboradores estejam alinhados.

Como motivar um colaborador

Na hora de se comunicar é preciso cautela para não gerar desentendimentos, pois toda comunicação carrega um conteúdo emocional, que pode ser positivo ou negativo. Nesse sentido, usar a Inteligência Emocional é fundamental para se comunicar de forma clara e assertiva.

Entenda a desmotivação
Antes de mais nada, tente compreender o que pode estar desmotivando a pessoa. A desmotivação pode estar relacionada ao trabalho ou algum fator externo. Quanto mais satisfeito estiver o colaborador, maior será sua motivação e o grau de comprometimento. Se tiver abertura, pergunte para a pessoa o que está acontecendo, crie uma oportunidade na qual ela se sinta confortável e confiante em se abrir com você.

A motivação profissional envolve salário, ambiente, satisfação, qualidade de vida no trabalho, relações interpessoais, entre muitas outras coisas relacionadas às necessidades do ser humano. Identifique o que está acontecendo e tome as providencias necessárias.

Reconhecimento
Comece a conversa com uma avaliação geral e positiva. Fale sobre os potenciais e habilidades que admira na pessoa e o quanto reconhece seu esforço, sempre incentivando que o indivíduo explore ainda mais suas virtudes. Lembre a pessoa de que todos os seres humanos têm pontos de melhoria, e que sua crítica não significa que ela não seja competente e capaz, mas que sempre é possível melhorar ainda mais.

Seja direto
Não tente enrolar e não omita informações para amenizar o impacto negativo. Fale claramente sobre o que você identificou como ponto que precisa de melhoria e o quanto você acredita ser possível crescer com a mudança. Se possível, mostre resultados através de números, gráficos ou planilhas e explique como a sua produtividade diminuiu.

Seja imparcial
As críticas sempre devem ter o objetivo de construir e trazer movimento de mudança. Uma crítica jamais deve simplesmente expressar a opinião pessoal de alguém, mas aumentar a eficiência e a qualidade de uma atividade.

Ouça o ponto de vista e as justificativas do colaborador e mostre-se interessado pela sua opinião. Esteja disponível para pensarem juntos, sobre alternativas e possibilidades para mudar a situação.

Seja discreto
Chame a pessoa em particular e converse com ela em um local que ofereça privacidade e evite constrangimento. Jamais chame a atenção de alguém em público, pois isso jamais será visto como uma crítica construtiva.

Feedback: como evitar a desmotivação

Uma das grandes dificuldades em manter os colaboradores motivados está relacionada à falta de feedback positivo: normalmente as organizações se dedicam a encontrar erros, fazendo com que o colaborador se sinta desvalorizado e até explorado. Porém, um feedback positivo é capaz de elevar a autoestima e autoconfiança de uma pessoa, aumentando também sua produtividade, felicidade e sentimento de realização.

O feedback é um dos canais de comunicação essenciais para o mundo corporativo. Sendo positivo ou negativo, esse posicionamento é fundamental para melhorar o desempenho dos colaboradores e, dessa forma, alcançar os resultados esperados pela empresa.

Para o colaborador, o feedback aponta se sua performance está sendo satisfatória para a organização e como ele ainda pode melhorar. Para a liderança, esta é uma excelente forma de incentivar a equipe para o desenvolvimento de novas competências que poderão trazer melhores resultados ou reconhecer e motivar as conquistas dos liderados.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Quando você sabe lidar com suas emoções, automaticamente aprende a lidar com as emoções das outras pessoas. Se você quer desenvolver sua capacidade de se relacionar positivamente com as pessoas, se comunicando de forma assertiva e persuasiva, desenvolva sua Inteligência Emocional. Ter conhecimento emocional é fundamental para se relacionar de forma saudável e construtiva.

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