Muitos trabalhadores recebem agora no final do ano uma renda extra importante, referente à PLR. A sigla diz respeito à Participação nos Lucros ou Resultados da empresa e corresponde a um beneficio regulamentado por lei em 2000, mas que ainda hoje gera dúvidas em trabalhadores e empresas. Por isso, é importante conhecer melhor do que se trata para planejar o melhor modo de usar.
Uma dúvida que muitos têm é se todas as empresas são obrigadas a oferecer PLR, mas a verdade é que não. Os funcionários têm direito ao beneficio apenas quando a adoção for garantida em acordo ou convenção sindical. Não à toa, muitos pensam duas vezes antes de sair de uma empresa que tem PLR, pois várias não oferecem o benefício.
Como o próprio nome já indica, o valor recebido pelo colaborador corresponde à sua participação nos lucros da empresa. Como em um negócio cada funcionário exerce uma atividade diferente, o direito ao lucro varia de acordo com o cargo e as funções exercidas na empresa. Por isso, é comum que haja diferença nos valores pagos a cada colaborador.
O valor pode ser pago semestralmente ou anualmente, algo importante de ser considerado pelo funcionário para que consiga planejar melhor a utilização dessa renda extra. Caso tenha dúvida sobre o valor e o prazo de pagamento, é válido consultar o RH de sua empresa.
Quando o tema é PLR, é necessário que a comunicação entre o empregador e o empregado seja clara. Afinal, se o lucro da empresa está diretamente relacionado ao atingimento de metas e objetivos, é importante que cada área e, especialmente, cada colaborador saiba o que é esperado de sua performance para o período.
Você notou como se trata de um ciclo positivo? Quanto mais a empresa lucra, maior é o retorno financeiro para os funcionários, e quanto maior é esse retorno, mais motivado o colaborador se sente para atingir as metas que levam ao crescimento da empresa.
Portanto uma forma bacana de você, trabalhador, utilizar essa renda extra é investindo em si mesmo, em sua capacitação profissional, para que possa exercer cada vez melhor a sua função e ter maiores retornos no futuro. Isso é pensar além, ter um planejamento de carreira e “pagar” o aperfeiçoamento profissional com a própria PLR. Fazendo isso, certamente você colherá os frutos, não apenas em um curto prazo, mas também em médio e longo prazo.