Você sabia que um dos maiores medos da humanidade é falar em público? Pesquisas apontam que as pessoas têm mais medo de falar em público do que de adoecer ou morrer. Esse cenário é motivado pelo medo da rejeição: trata-se do medo de errar e ser criticado, humilhado, inferiorizado ou excluído. Ser avaliado é uma situação delicada e desconfortável, pois estamos expostos à desaprovação.
Ainda que você seja um ótimo comunicador, se não tiver autoconfiança, dificilmente conseguirá falar em público com tranquilidade e clareza. E a autoconfiança só existe em pessoas que têm maturidade emocional e sabem lidar com seus talentos e limitações.
Como enfrentar os medos emocionais
Veja a seguir algumas dicas de Inteligência Emocional para superar o medo de falar em público.
Reconheça seus pontos fortes Conhecer seus dons e talentos é essencial para ser uma pessoa segura e autoconfiante. Nesse sentido, questione-se: Quais são seus pontos fortes? Será que você está usando cada um deles a seu favor ou está desperdiçando-os?
Seja tolerante Não se cobre tanto. Nunca estaremos 100% preparados para uma situação, especialmente quando ela envolve outras pessoas. Por isso, em vez de buscar a perfeição, busque a certeza que você deu seu melhor.
Olhe para os acertos Se você é muito crítico e sempre acha que algo poderia ter sido feito melhor, é necessário parar de focar nas falhas e começar a perceber os acertos. Em vez de lamentar os erros, comece a aprender com eles para fazer diferente e não se sentir incapaz.
Relaxe e confie Antes de iniciar a apresentação, lembre-se de respirar fundo algumas vezes, relaxar e mentalizar frases positivas. Afaste-se de qualquer pessoa ou situação que traga estresse ou energia negativa. Lembre-se especialmente de uma situação na qual você planejou, estudou e foi um sucesso — como quando passou no vestibular, quando recebeu um feedback positivo merecidamente.
Aprenda a lidar com as emoções e vença o medo de falar em público
O medo emocional que origina o medo de falar em público é uma emoção sustentada pela falta de autoconfiança e autoconhecimento. Desenvolver a Inteligência Emocional é fundamental para ter comportamentos assertivos e conscientes, ajudando a encarar melhor as situações e pressões do dia a dia, impedindo que os problemas afetem a sua vida e carreira.
Atingir a maturidade emocional, portanto, significa ter consciência da reação que cada emoção traz para a vida e, a partir daí, escolher comportamentos que sejam menos destrutivos e mais saudáveis.
Você pode utilizar infinitas técnicas para saber como falar bem, mas se tiver alguma questão emocional mal resolvida em relação à sua comunicação ou segurança, sempre haverá essa sensação de medo e desespero.