Gerir é formar pessoas, é acompanhar de perto o trabalho delas e orientá-las pelos melhores caminhos. Tudo isso por meio da comunicação verbal ou não. Mas você consegue dizer rapidamente se sua postura está certa, que você está sabendo se comunicar de maneira clara com os profissionais da empresa onde trabalha?
A empresária Nina Ojeda escreveu sobre o assunto em uma coluna para o site Inc.com e apontou seis sinais que podem ajudar você a analisar e concluir se sua comunicação é eficaz ou não com sua equipe:
Você não fica surpreso quando o trabalho é feito incorretamente
Se você está abrindo documentos ou inspecionando produtos ou projetos com a expectativa de que precisará corrigir e pedir ao empregado para reenviá-lo, é hora de avaliar como você está comunicando as especificações do projeto. Se você está fazendo hora extra para resolver estes problemas, esta necessidade é urgente. O cenário aponta que a má saúde de sua comunicação está levando sua equipe – e você mesmo – ao desastre de excesso de trabalho, subprodução e afundando moral.
O trabalho é frequentemente duplicado ou perdido completamente
Não é mais incomum dois ou mais membros da equipe fazerem exatamente o mesmo projeto? Há atribuições – ou especificações para atribuições – cheias de falhas? Isto se deve a um sistema de gerenciamento de projeto pobre, que muitas vezes não é culpa de uma pessoa, mas de todas. Se o uso de uma plataforma de software de gerenciamento de projetos é impossível, considere reunir sua equipe e discutir metodologias comuns de gerenciamento de projetos e adotar estratégias que sejam mais eficazes.
Funcionários parecem desconhecidos ou inseguros a respeito da estratégia geral da empresa
É fácil se perder nas minúcias de projetos e tarefas individuais, mas é importante dar um passo atrás e rever a estratégia da empresa. O “porquê” e “como” os projetos são feitos é são tão importantes quanto o “o que”, especialmente quando se trata de manter a consistência entre os resultados. Na verdade, apenas um terço dos funcionários dizem que têm um alto nível de compreensão estratégica da sua empresa, logo eles realmente não sabem por que estão fazendo suas atividades. Ao manter a estratégia geral dos funcionários, o efeito é que as tarefas fiquem sem sentido. Isso pode levar a sentimentos de descontentamento e falhas.
Não há confiança
Se os membros da sua equipe não confiam um no outro, mesmo em um nível interpessoal, é provável que eles estejam insatisfeitos com a saída dos seus companheiros e que não são confiáveis. Isso pode arruinar o relacionamento, mesmo que alguns aspectos não sejam estritamente profissionais. Se seus funcionários não são mais amigos, ou pelo menos amigáveis, é hora de resolver o problema e fazer com que todos voltem à mesma página.
Alta taxa de rotatividade
Os melhores talentos estão cientes de seu valor, e não vão ficar em equipes nas quais eles sentem que foram jogados para os lobos ou que suas preocupações caem em ouvidos surdos.
A equipe tornou-se demasiadamente confortável
Se sua equipe se tornou muito confortável, especialmente se ela já não se comporta como se estivesse em um local de trabalho, mas sim um pub – isso pode significar que as prioridades e as expectativas são confusas a ponto de deixarem de existir. Se sua equipe está começando a mostrar sinais de má comunicação, a melhor coisa que você pode fazer por isso é falar com ela sobre isso. Trabalhe para projetar um sistema de comunicação e gerenciamento de projetos que funcione para todos. Afinal, o que é uma empresa se não um grupo de pessoas que trabalham para um objetivo comum?