Em 2010, a Faculdade de Harvard publicou um estudo mostrando que, de todo o tempo que permanecemos acordados, 47%, ou seja, quase a metade dele, estamos dispersos, com a mente viajando no mundo da lua. Geralmente, a mente fica presa remoendo o passado ou se volta para um futuro distante. Com o tempo, a depressão se instala nos que ficam remoendo o passado e a ansiedade bate nos que vivem para o futuro. Viver no presente é viver consciente, viver na plenitude e totalidade.
O que é Mindfulness
Mindfulness significa “atenção plena” ou, consciência, foco, presença. Assim como a meditação, as práticas de Mindfulness têm o objetivo de acalmar a mente das distrações, aumentar o foco no presente e ampliar o autoconhecimento. Mindfulness tem origem na meditação budista, entretanto, é considerado apenas uma prática, sem vínculo espiritual ou religioso.
O tema tem se tornado cada vez mais popular e os estudos mostram que os benefícios da atenção plena abrangem todos os aspectos da vida, pois a sua prática permite que o indivíduo saia do seu estado automático, de desatenção, e atinja um estado maior de consciência.
E o melhor, sem a necessidade de ficar horas sentado, controlando os pensamentos em posição de lótus. A prática é simples: basta estar totalmente atento às atividades que estiver envolvido, quando estiver em silencio e de olhos fechados, ou caminhando, comendo, escovando os dentes.
Os benefícios da Mindfulness
Todas as pessoas têm padrões de comportamentos automáticos e inconscientes, que as fazem agir e reagir de determinadas maneiras. Muitas vezes, agimos de uma maneira que nos prejudica, sem nem sabermos porquê. Por mais que tentemos mudar, repetimos sempre os mesmos erros. Isso acontece por não estarmos atentos e não termos consciência de quem realmente somos, de como funcionamos internamente.
Nesse sentido, o maior objetivo de Mindfulness é libertar as pessoas do condicionamento automático dos seus padrões mentais, através dos exercícios que desenvolvem a capacidade de prestar atenção ao momento presente. Com isso, os praticantes acabam trazendo mais atenção e consciência para suas vidas, para sua maneira de se comportar e de se relacionar com o mundo. A prática possibilita mudar as respostas automáticas que estamos acostumados e trazer mais consciência para agir e fazer escolhas.
Mindfulness no trabalho
A qualidade de vida tem se tornado meta nas organizações, já que funcionários felizes são funcionários motivados e produtivos. Por isso, entre os programas de bem-estar nas empresas, a prática de Mindfulness tem ganhado cada vez mais espaço. Além de beneficiar os colaboradores, a prática é benéfica para a empresa, que ganha com o aumento de foco, produtividade e motivação de suas equipes. Quem adere à ideia garante que, após as pequenas pausas, tem um dia mais produtivo e menos estressante.
O Google é uma das empresas mais engajadas em oferecer a meditação Mindfulness para os colaboradores. Samsung, Instagram, Facebook e Ebay também são companhias adeptas à prática. No Brasil, a Confederação Nacional das Indústria (CNI) estuda oferecer treinamento Mindfulness como parte de um programa para combater o estresse para colaboradores da Confederação, Senai e Sesi.
Um pequeno exercício de Mindfulness
Reserve 30 segundos para cada um dos seguintes passos, fazendo três vezes ao dia:
1- Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga a atenção para a sua respiração, nas sensações em volta do seu estômago, a maneira que ele infla quando inspiramos, a sua volta è posição original quando expiramos.
2- Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, dores, qualquer sensação e não tente modificá-la, apenas tome nota da sua sensação.
3- Tome nota das sensações que você esteja experienciando, por exemplo: “Estou agitado” ou “Há agitação”. Não tente modificá-la, aceite-a.
4- Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você está experienciando cada uma delas. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar, e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.