Ao que parece, 2014 será um ano agitado para os concurseiros. O Brasil abrirá o maior número de vagas – nas esferas municipal, estadual e federal – dos últimos cinco anos. Só em concursos públicos da União serão mais de 47 mil vagas, com oportunidades nos poderes Executivo – que dispõe de mais de 42 mil cargos vagos –, Judiciário e Legislativo.
Segundo especialistas, entre os concursos mais cobiçados estão os das áreas judiciária, de segurança pública e da Receita Federal, que deve abrir mais de mil vagas, entre elas para os cargos de auditor e analista tributário da Receita, cujos salários variam entre 7 e 14 mil reais.
Quem não quer perder as oportunidades, deve ficar de olho nos prazos. Dos concursos mais esperados deste ano, alguns encerram as inscrições já no início do próximo mês. O processo seletivo do Ministério do Trabalho e Emprego, que oferece 450 vagas para os níveis superior e médio, recebe inscrições somente até o dia 3 de fevereiro, através do site da CESPE UnB.
Também devem se apressar os interessados em participar do concurso do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) – órgão vinculado ao Ministério da Educação –, que oferece 140 vagas para os cargos de Professor da Carreira do Magistério Superior e Técnico Administrativo em Educação. As inscrições finalizam no próximo dia 7 e podem ser feitas aqui.
Em fevereiro também terão início outros grandes concursos de 2014. A Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais abre as inscrições para o provimento de 4.355 vagas nos cargos de Agente de Segurança Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo – nível médio – no dia 10 de fevereiro. Para nível superior, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) oferece 60 oportunidades no cargo de Analista de Apoio à Assistência Judiciária, com salários de até R$ 5.241,22. As inscrições para este concurso serão abertas no dia 18 de fevereiro. Mais detalhes sobre o processo você pode conferir no edital.
Há também oportunidades para nível fundamental previstas para o próximo mês. A Marinha do Brasil recebe inscrições para admissão ao curso de Formação de Soldados e Fuzileiros Navais no dia 3 de fevereiro. Serão ofertadas 1.860 vagas para preenchimento das Turmas I e II/2015. Os candidatos devem se inscrever pelo site da instituição até o dia 27 de fevereiro.