Chega um momento na carreira em que o profissional se sente estagnado e precisa de novos desafios, seja dentro do próprio departamento, em outra área da empresa ou em uma nova organização. Mas como dizer isso para o gestor? Como fazê-lo entender que é hora de abraçar novos projetos?
A colunista do site Inc.com, J.T. O’Donnell, também fundadora e CEO do Work It Daily, site dedicado a ajudar as pessoas a resolverem seus problemas de carreira, periodicamente esclarece dúvidas de empregadores e empregados e procura ajudá-los da melhor forma possível. E desta vez ela tenta ajudar um empregado que quer alçar novos voos e um empregador que deseja segurá-lo dentro da empresa.
Essa situação já aconteceu com você ou com alguém que você conhece? Confira abaixo as mensagens de funcionário e gestor e a resposta da colunista para cada um deles.
Empregado: eu trabalho na empresa há dois anos. Eu gosto muito do que faço e meu chefe é um bom sujeito. No entanto, ficou claro para mim que não há possibilidade de crescimento em seu departamento. Estou muito motivado e quero manter minha carreira em ascensão. Portanto, quero começar a me colocar à disposição para atuar em outras divisões da empresa. Eu só não sei se devo ou não dizer a minha decisão a ele.
Gerente: meu funcionário está fazendo um ótimo trabalho. Está aqui há dois anos e todo o treinamento que pagamos para ele está dando resultado. Mais um tempo e ele estará pronto para um papel maior, porque ele ainda tem muito a aprender. Eu sinto que ele pensa que está pronto para desafios maiores, mas ele não está. Eu tentei explicar a necessidade de ele “pagar suas dívidas” em nossa organização, mas ele apenas sorri para mim. Espero que ele não decida sair e procurar um novo emprego, mas eu não posso detê-lo se ele não perceber que ele ainda não está pronto.
Na opinião de J.T. O’Donnell esta é um daqueles cenários de erros de comunicação comuns que vejo o tempo todo em relações de empregado-empregador. O empregado está ficando entediado e quer um novo desafio. Enquanto isso, o gerente gostaria de obter algum retorno sobre seu investimento de treinamento e quer que o empregado entregue resultados consistentes por alguns anos antes de passar para um desafio maior – o que forçaria o chefe a ter que treinar um novo funcionário novamente.
“O que pode ser feito quando o empregado quer mais, mas o chefe quer o que ele sente que lhe é de direito? Tudo se resume a gerenciar as expectativas”, orienta a colunista.
Ela aconselhou empregado e empregador da seguinte maneira:
Empregado: em vez de dizer ao seu chefe que você quer procurar um novo emprego na empresa, sente-se e pergunte a ele se juntos vocês podem construir um novo plano de negócios para o próximo ano para, assim, você ser promovido. Você pode pensar que não há qualquer mobilidade ascendente em seu departamento atual, mas seu chefe sabe mais do que você sobre os rumos do negócio. Então considere o que poderia ser alcançado se vocês dois trabalhassem juntos. Ou seja, você pode ser promovido se você construir a estratégia certa e executá-lo como uma equipe.
Gerente: não deixe o talento que você trabalhou tão duro para desenvolver ir embora. Sente-se com seu empregado e discuta como você pode ajudá-lo a avançar nos próximos dois anos. Trilha de carreira é uma parte importante do seu papel como gerente. Ajudar cada empregado a ver que seu futuro se parece com o da empresa, conhecer seus planos e apoiar seus objetivos pessoais e profissionais é a melhor maneira de obter a lealdade que você deseja. Existem inúmeros estudos que mostram que os funcionários permanecem ao lado de gestores que tem como missão desenvolver as pessoas que trabalham para eles. Por que não ser um deles?