Você sabia que as emoções não são apenas um capricho dos seres humanos? Somos “bombardeados” por estímulos externos e internos constantemente e, na maioria das vezes, não temos tempo para digerir e refletir sobre essa quantidade de informações e o cérebro acaba atuando de forma inconsciente.
Quando estamos diante de uma situação que representa perigo, sentimos medo e entramos em estado de alerta, isso ocorre para que possamos nos preparar e reagir à uma possível ameaça e tomar a melhor decisão: fugir ou enfrentar o perigo. Algumas pessoas acreditam que as emoções atrapalham quando é necessário tomar uma decisão, porém elas podem ser benéficas no processo de tomada de decisões e para que isso ocorra é necessário interpretar essas emoções adequadamente.
Vamos imaginar um local de trabalho marcado por um alto nível de pressão. Cada pessoa desta empresa reage de maneira diferente aos níveis de estresse relacionado à conclusão de tarefas, à produtividade e ao gerenciamento do tempo. Por exemplo: alguns funcionários entram em um estado de ansiedade muito alto por conta de um novo projeto. Para algumas pessoas essa sensação pode funcionar como combustível, enquanto para outros pode ser paralisante.
A tomada de decisão faz parte da nossa rotina, as grandes e pequenas escolhas são, geralmente, tomadas com base nas nossas emoções. O que realmente irá determinar o sucesso das escolhas é a capacidade de interpretar essas emoções de maneira adequada.
Para lidar com a pressão emocional na hora de tomar uma decisão, é importante ter em mente que não se trata de um beco sem saída e sim um horizonte de novas possibilidades. Além de todos os aspectos racionais, tomar uma decisão envolve emoção e por esse motivo é necessário cultivá-las em um estado positivo.
Afinal, por que temos dificuldades para tomar decisões?
A insegurança e o medo de errar são as principais dificuldades de indivíduos que não lidam bem no processo de tomada de decisão. Algumas pessoas não conseguem lidar com o risco de errar e ouvir possíveis críticas e acabam ficando “em cima do muro”. O medo de perder também é outra questão de impedimento: para toda escolha existe uma consequência e, às vezes, é necessário abrir mão de determinadas coisas.
Como lidar melhor com a pressão emocional?
É preciso se desenvolver emocionalmente para lidar melhor com os padrões limitadores que causam a pressão emocional na hora de tomar decisões. Quando usamos a inteligência emocional para lidar com situações mais complicadas, fica mais fácil manter o foco e a determinação para fazer escolhas de maneira consciente.