A gestão de pessoas é uma ação estratégica das mais importantes para que uma empresa privada consiga atingir as suas metas, estar diante dos concorrentes e promover um ambiente propício à inovação. Também no setor público, onde os fatores mais importantes são a qualidade do atendimento a ser realizado pelos servidores, os líderes necessitam ter em mente as premissas de uma gestão de pessoas sérias, assertivas, produtivas e capazes de gerar crescimento profissional para os funcionários.
Dentre as dificuldades específicas do setor público está uma legislação vista por muitos especialistas como obsoleta e que acaba dificultando mudanças necessárias, principalmente em questões como a definição de estruturas organizacionais e cargos. Se no setor privado a implementação de mudanças desta natureza já necessitariam de negociação, no setor público elas tendem a ocorrer de maneira ainda mais lenta. O gestor precisa estar consciente disso para, dentro do possível, realizar dinâmicas capazes de tornar mais profissional e funcional a relação dos servidores com seu trabalho, promovendo melhorias.
Os desafios não param por aí. Vale lembrar que na maioria dos casos, os servidores públicos são admitidos através de concursos. Embora existam critérios relacionados à formação e, muitas vezes, também a experiências anteriores, os concursos possuem formatos de admissão bastante distintos dos adotados pelo RH das empresas. Com isso, em algumas situações, o novo servidor precisa passar por uma série de adaptações para compreender com exatidão sua função e o papel que exercerá. Ao gestor fica a necessidade de compreender as características do servidor e como ele pode ser realmente utilizado em seu máximo potencial dentro da estrutura na qual esta inserido.
Todos estes exemplos deixam claro que, além da complexidade inerente a ela, a gestão de pessoas ganha nuances especiais quando levada para o setor público. É necessário ter um profundo conhecimento tanto do sistema como um todo quanto do serviço que aquele setor em específico tem de prestar, optando sempre pela transparência e, ainda, inspirando e motivando os funcionários para que não atuem de maneira apenas burocrática.