Estamos vivenciando a era do propósito, na qual encontrar e viver uma carreira que faça sentido está se tornando cada vez mais uma meta coletiva. Manter-se em um cargo unicamente buscando glamour e reconhecimento já não é suficiente e este questionamento vem gerando reflexões em um número crescente de profissionais, insatisfeitos e inquietos pela mudança.
Ser bem-sucedido apenas externamente já não preenche o desejo encoberto de colocar as reais competências em prática, aquelas que fazem o coração bater mais forte. E para trilhar este caminho, é necessário encontrar uma atividade que faça realmente sentido para si e esteja alinhada aos próprios valores e que proporcione o prazer de sentir suas melhores habilidades impactando de maneira positiva a vida de outras pessoas.
Mas por onde começar?
Empreender esforços para reconhecer seus talentos é um bom caminho. Investigue o que o faz entrar em estado de fluxo, aquele momento em que você está totalmente entregue e nem percebe o tempo passar e que tem resultados incríveis sempre que dedica seu tempo.
Parece algo simples para todos, mas infelizmente não é. Tem muita gente que não consegue reconhecer suas habilidades e não sabe definir do que gosta realmente. Acreditar que todo mundo possui muitos dons e que estas habilidades são como músculos que precisam ser exercitados para que haja autoestima é crucial. Não reconhecer seu potencial dificulta bastante na hora de encontrar um propósito.
Saber quais seus valores é outro passo importante. Eles são o seu ativo mais valioso, o modo como suas ações são guiadas e suas escolhas são feitas. E para que o caminho seja conduzido a algo que faça sentido, você precisa ter clareza de quais são seus valores primordiais e eleger suas prioridades de acordo com eles.
Para isso, pergunte-se: o que importa de verdade para mim? A família, o dinheiro, a religião, o sucesso? É preciso ser honesto consigo mesmo e não iludir-se relacionando algo que não seja importante para si, mas que gostaria de fosse. Saber ao certo quais seus valores levará você a fazer escolhas muito assertivas e que estejam de acordo com o que irá lhe trazer bem-estar e satisfação.
Não existe fórmula mágica. O encontro com o propósito exige muita disposição para encarar monstros internos, medos e aflições e isto não costuma ser nada fácil. A boa notícia é que insistindo em encontrá-lo, a chance de você deixar um legado notável para seus filhos e netos é bem grande.
Fazer este mundo um pouco melhor através de seu trabalho, defendendo os valores nas quais mais acredita, é garantia de uma vida que valeu a pena.