Você certamente já escutou a frase do título acima de alguém em algum momento, de pessoas diferentes em situações distintas. Por mais clichê que pareça ser, não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje é um ótimo conselho.
Assim, convido você a refletir nesse exato momento, veja só:
Deixar tarefas para serem realizadas mais tarde, no outro dia ou em outro momento, são muito frequentes na vida de muitas pessoas, e isso nada mais é que procrastinar. Você já passou por isso? A procrastinação é algo frequente na vida de muitas pessoas, embora não devesse.
Deixamos para depois o e-mail a ser respondido, o retorno a ser dado, a geral no quarto que está sendo pedida há tempos, adiamos tarefas e isso ocorre por não seguirmos um planejamento adequado, deixando para realizar questões que vão surgindo e, consequentemente, não damos o devido valor para aquela tarefa que foi deixada para “depois”.
Faz sentido para você?
Sair deste ciclo vicioso de adiar tarefas não é nada fácil, mas é preciso. Pense: toda ação que você não tomar e tarefa que você adiar terá consequências também. Portanto, imagine o que poderá acontecer, não só no momento, mas para sua vida profissional se você continuar adiando o que deve ser feito. O quanto sua carreira poderá atrasar, o quanto tempo você perderá, o quanto você poderia estar focando no seu desenvolvimento e quantas oportunidades você poderá perder por atitudes que poderiam e deveriam ser direcionadas para você ser mais produtivo e se desenvolver mais.
Para sair desse ciclo vicioso e ter uma vida com mais realizações, você deverá focar em cada atividade sem distrações. Outra dica é ter uma ótima administração do tempo. Organize suas atividades e suas entregas, determine o momento que você realizará suas tarefas e quanto tempo você estará desenvolvendo-as.
Um bom planejamento ajuda a evitar a procrastinação e imprevistos que vão aparecendo de última hora.
Se você seguir essas dicas, com certeza você terá seus dias muito mais produtivos.