Tão importante quanto adquirir conhecimento técnico e teórico para exercer suas funções profissionais é desenvolver sua Inteligência Emocional. Isso porque um profissional que sabe identificar e controlar as próprias emoções possui ferramentas para manter a imparcialidade, sabe lidar com os diferentes tipos de personalidade dentro da corporação e não permite que questões pessoais interfiram na rotina profissional.
As empresas são compostas por pessoas e, portanto, por emoções. É natural que gestores, colaboradores e diretores criem laços de afinidades com determinados colegas e, eventualmente, nutram certa dificuldade com outros. Porém, é preciso ter atenção para que as amizades criadas no ambiente corporativo não influenciem os momentos de tomada de decisão e a conduta profissional.
Ao permitir que as emoções dominem o ambiente de trabalho fica muito mais difícil manter uma atitude neutra em relação aos conflitos, agir de forma justa e equilibrada, sem deixar que as questões pessoais interfiram na rotina e nos processos de trabalho.
Confira algumas dicas para ter uma postura imparcial
Desenvolva sua capacidade de empatia
Empatia é fundamental para manter uma atitude imparcial. Colocar-se no lugar do outro e entender a maneira como cada um age, suas reações e diferentes personalidades, garante um clima organizacional mais harmonioso e livre de possíveis injustiças. Importante para todos os tipos de profissionais, a capacidade de empatia se faz ainda mais fundamental para líderes. Ela garante que os gestores entendam como extrair o melhor de cada colaborador, saber a hora certa de cobrar ou fazer um elogio e também a melhor maneira identificar talentos para demandas e projetos específicos.
Ética profissional
Não importa o nível de afinidade que você tem por determinado colega, desenvolver seu senso de justiça é uma das características principais de um profissional que tem ética.
Tenha praticidade
Um profissional que não é pautado pelas emoções, consegue tomar decisões com mais segurança e clareza. As opiniões pessoais certamente existirão, mas o que vale no ambiente corporativo são as ações e o desempenho apresentados e não as opiniões e gostos pessoais.
Invista na comunicação objetiva
Ter uma postura assertiva e saber se posicionar de maneira firme e educada, independentemente do nível de intimidade e afinidade que você possui com determinado colega, é fundamental. Assim como dizer não quando for necessário. Ao se comunicar com segurança, de maneira objetiva, honesta e transparente, é possível conquistar credibilidade e a confiança das pessoas.
Trabalhe o autoconhecimento
Ao desenvolver o autoconhecimento é possível reconhecer os próprios comportamentos, potenciais e limitações. A autopercepção garante que o indivíduo entenda suas reações diante de cada emoção e permite um autocontrole maior ao lidar com pessoas que não têm muita afinidade. Dessa maneira, as relações profissionais serão muito mais saudáveis e harmoniosas.