Home > Liderança e Gestão de Pessoas > Saiba mais sobre o Turn Over: a rotatividade de funcionários

Saiba mais sobre o Turn Over: a rotatividade de funcionários

Fenômeno de intensa contratação e demissão de funcionários nas corporações pode trazer prejuízos para uma empresa. Saiba como evitá-lo

Marketing

Foto: blogpegg

O Turn Over é o processo simultâneo de demissão e contratação de funcionários em grande escala dentro de uma corporação. De acordo com Idalberto Chiavenato, psicólogo e autor do livro “Comportamento Organizacional. A Dinâmica do sucesso nas organizações” (2005), o conjunto dessas ações resulta na rotatividade constante, o que origina o nome Turn Over. A intensa rotatividade de funcionários é presente em grande parte das instituições e é considerada um movimento natural de mudanças, pois oxigena e renova o ambiente de trabalho, além de substituir colaboradores de baixo desempenho por aqueles que apresentam bom potencial. Entretanto, essa rotatividade pode trazer algumas consequências negativas.

A rotatividade de funcionários nas empresas resulta em algumas dificuldades. Com a perda de profissionais qualificados que ocupam cargos chaves, a organização precisa desembolsar um custo significativo para pagar seus direitos e ainda contratar e treinar um novo funcionário em um curto período, o que implica em gasto e tempo em dobro para administrar a função afetada.

No meio corporativo é comum existir diferentes tipos de planos de carreira que promovem o funcionário. Um exemplo são os planos em que a corporação paga cursos de especialização aos colaboradores. Quando o turn over interfere nessa temática, constata-se que a empresa investe em uma pessoa que em breve vai deixar de fazer parte da equipe. Outro reflexo percebido do turn over é saber que devolvemos os talentos qualificados para as empresas concorrentes no mercado.

A presença da intensa rotatividade de pessoal nas empresas pode até desequilibrar os processos dentro da organização e afetar a produtividade e o relacionamento da equipe, gerando um aumento nos custos, tempo e recursos para novas contratações de profissionais.

Como evitar o turn over?

O turn over pode ser evitado fazendo uma boa administração dos recursos internos que a empresa tem. O responsável pela administração do setor em que o turn over estiver presente pode acionar o departamento pessoal para que realize uma pesquisa de mercado e fique ciente do valor do salário do colaborador na concorrência. Assim, se o motivo da saída do funcionário for salário baixo, a empresa pode ter informações suficientes para negociar.

Outra alternativa para reduzir a incidência desse fenômeno pode ser feita por setores específicos de uma empresa. Quando há pedido de demissão por parte do funcionário, o departamento de Recursos Humanos efetua entrevistas de desligamento a fim de saber os motivos pelo qual o colaborador pede sua saída. Neste momento, o RH identifica as falhas do setor em que ele atuou e propõe melhorias a este departamento a fim de impedir que outros colaboradores se desliguem com a mesma justificativa. Dessa forma, pode-se obter conclusões prévias e já resolver algumas questões que impeçam o turn over.

Uma solução encontrada para inibir a rotatividade de funcionários são os planos de carreira propostos pela empresa. Nesse caso, a instituição possibilita crescimento profissional ao colaborador. Sempre que possível é importante realizar uma pesquisa para conhecer as preferências dos colaboradores, treinar os gestores para darem feedbacks (respostas sobre desempenho de trabalho) à equipe e introduzir novos benefícios ou programas, os quais facilitem a retenção dos talentos.

Matérias Relacionadas