Ao lidar com a carreira e o ambiente corporativo, é preciso saber administrar a pressão emocional e o nível de estresse. Afinal, são tantas demandas, prazos e decisões que precisam ser tomadas rapidamente que, muitas vezes, o profissional pode se sentir ansioso e exausto. Quando as situações adversas dentro da empresa se prolongam, é possível que esse quadro faça com que o indivíduo desenvolva uma depressão relacionada ao ambiente de trabalho – principalmente quando existe uma insegurança ou a sensação de falta de preparo para desempenhar determinada função.
A depressão adquirida no trabalho está diretamente relacionada ao ambiente estressante, que causa ansiedade e, com o passar do tempo, se transforma em uma doença. É importante que o profissional preste atenção nos sinais e também na progressão desses sintomas e esteja atento à própria rotina dentro da organização para evitar a tendência em se cobrar demais.
Quais são os principais sinais da depressão no trabalho?
Queda na produtividade;
Tristeza profunda e persistente;
Falta de interesse ao realizar tarefas que antes traziam satisfação;
Sentir-se inseguro e desmotivado;
Irritabilidade e agressividade;
Cansaço e dificuldade de concentração;
Problemas com a memória;
Chorar sem motivo específico;
Dificuldade maior para tomar decisões;
Alterações no sono e no apetite;
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 400 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo – quase 7% da população –, e o transtorno vai além de alterações químicas cerebrais ou fatores genéticos. A doença tem origem ambiental, emocional e psicológica.
É possível controlar os sintomas com medicamentos que regulam partes químicas de cérebro, porém é necessário olhar para as causas emocionais que desencadearam o problema e fazer ajustes na rotina profissional para tratar a depressão. O primeiro passo é procurar ajuda médica o mais rápido possível para que o quadro depressivo não se agrave e, paralelo a isso, iniciar um processo de consciência sobre as próprias emoções.
Como a Inteligência Emocional pode ajudar a lidar com o problema?
Ao desenvolver a Inteligência Emocional, o profissional adquire importantes ferramentas que irão proporcionar uma somatória de habilidades para administrar de forma mais saudável as adversidades e pressões do dia a dia. E também uma melhor aceitação e percepção das emoções e dos próprios padrões de comportamentos.
Ao entender como reagimos diante das situações que causam estresse e também como nossas crenças limitantes impactam nossa rotina e relacionamentos profissionais, é possível evitar que os problemas normais de uma empresa ou os desafios da carreira tomem proporções maiores e desencadeiem doenças emocionais e psicológicas.