Você já se sentiu desmotivado no final do dia por sentir que poderia ter dado muito mais no trabalho, mas não conseguiu? Ou ainda, já se sentiu ocupado o dia todo, mas não terminou o que precisava realizar?
Este tipo de sentimento é muito comum entre grande parte dos profissionais. Mesmo sentindo-se ocupado e realizando tarefas que vão aparecendo, como responder e-mails, atender telefone, aparece também distrações nos quais vão tirando seu foco, como responder mensagens no WhatsApp, navegar nas redes sociais e, assim, no final do dia, vem a sensação de que não fez nada. Já aconteceu com você?
Sentir-se produtivo é poder realizar coisas que o leve em direção ao seu objetivo. É você realizar as atividades diárias e reservar um tempo para desenvolver e entregar algo a mais. É chegar ao final do dia e ter o sentimento de tarefa cumprida. É sentir-se cansado no final do dia, mas feliz com tudo que fez. Quantas vezes você já se sentiu assim?
Estar ocupado não significa que você esteja sendo produtivo. E se você deseja se desenvolver na sua trajetória profissional você tem que estar preparado para produzir mais em menos tempo.
Mas como isso é possível?
Parece complicado, mas não é! Como diz Gerônimo Theml, “se você não tem agenda, vira agenda do outro!”e isso faz total sentido.
Se você chega ao trabalho e já começa a apagar incêndio, responder e-mails aleatórios, atender solicitações que vão surgindo para depois parar e se organizar, você está sendo a agenda do outro e, consequentemente, não está sendo produtivo.
Para que essa situação mude de cenário, você deverá se organizar melhor, planejar melhor, para aí entrar em ação da maneira correta.
Assim, sugiro que você tire um tempo no final de semana para realizar os passos abaixo. É importante que você inicie a semana com ele pronto. Então vamos lá:
1) Reserve 30 minutos do seu tempo para planejar a sua próxima semana. Sim, o planejamento será semanal;
2) Faça uma lista de TODAS as coisas que você tem que realizar no trabalho e de sua vida pessoal, como: responder e-mail, ligar para tal pessoa, enviar relatório tal, ir à academia…
3) Agora faça uma lista de todas as coisas que você pode realizar para chegar ao próximo nível profissional, como iniciar um curso novo, inovar em uma atividade já realizada, participar de projetos novos, conversar com o gestor e sugerir melhorias. Pense no que você pode fazer para se desenvolver naquela semana.
4) Coloque todas essas atividades em uma folha, separadas pelas atividades do dia a dia e pelas que farão você evoluir e deixe um espaço para você adicionar as que você escolher realizar no dia.
5) Pela manhã selecione no mínimo cinco atividades das quais você listou e realize-as durante o dia. Comprometa-se com as quais você selecionou, se fizer mais, melhor.
É muito importante que você se comprometa com o que você se propõe a realizar. Assim deixará de estar ocupado e estará sendo produtivo, finalizando seu dia com o sentimento de papel cumprido e caminhando em direção ao seu desenvolvimento.
Então, que tal colocarmos em prática já para a próxima semana? Afinal, você quer “ocupar-se” ou realmente “produzir e ter mais resultados”?