Na abordagem tradicional, o departamento de Recursos Humanos é uma área de apoio à organização que se dedica a atender demandas específicas e pontuais que, em geral, giram em torno da contratação dos profissionais ideais e gerenciamento de treinamentos. A partir do século o século XXI, as empresas passaram a desenvolver a percepção de que as pessoas são ativos vitais dentro da estratégia organizacional.
Esse reconhecimento do ser humano como centro das políticas organizacionais parece irreversível. Se num primeiro momento as empresas perceberam que o cliente era a alma do negócio, aquele a quem elas precisavam conhecer e agradar, estando o sucesso nesse esforço ligado à lucratividade do negócio, o momento atual é de reconhecer os colaboradores como verdadeiros clientes.
Enquanto o entendimento de que o cliente é o centro das decisões o coloca como núcleo das estratégias de marketing, admitir que o colaborador da empresa é um cliente obriga o departamento de Recursos Humanos a ter uma visão estratégica de sua função dentro da organização. Se o colaborador ganha status dentro da organização, o departamento de RH sai da condição de área de apoio e vai para o topo dos processos decisórios.
Qual o papel do RH na abordagem estratégica organizacional?
O planejamento estratégico é o conjunto de informações organizadas de uma forma lógica e que permite o entendimento de quais são as oportunidades, desafios e obstáculos que estão no caminho da organização. Com base nessas informações, a empresa pode determinar quais são seus objetivos estratégicos e quais serão os meios para atingi-los.
Toda estratégia organizacional depende da presença de pessoas capazes de colocá-la em prática. Essas pessoas são os profissionais, com suas aptidões, talentos e capacidades. Nesse sentido, o RH atualmente é como se fosse um jogo estratégico em que uma peça interage com todos os outros departamentos, participa das decisões e planeja suas ações com base em demandas claras.
Há questões que devem ser respondidas dentro do âmbito dos Recursos Humanos. São elas:
- Quais e quantas habilidades serão necessárias para que os projetos da empresa sejam bem-sucedidos?
- Por quanto tempo devemos reter determinados talentos?
- Como vamos fazer isso?
- Quais serão as políticas de treinamento, promoções e premiações para dar sustentação à estratégia organizacional?
Só é possível responder a todas essas perguntas se o RH tiver uma visão estratégica de sua competência dentro da organização. Em outras palavras, é preciso que o departamento saiba o que precisa oferecer à empresa para que ela alcance seus objetivos.