O mapeamento de competências é um recurso importante para que as empresas saibam quais são as habilidades essenciais para os funcionários de cada cargo existente na organização. Isso porque cada profissão exige determinadas características e competências que são essenciais para que as tarefas sejam cumpridas de maneira satisfatória, fazendo com que o negócio alcance suas metas e objetivos.
O que é um mapeamento de competências?
Um mapeamento de competências serve para identificar quais são as habilidades, conhecimentos e comportamentos desejados em cada cargo existente na empresa. Trata-se de uma ação que contribui diretamente para o bom funcionamento do negócio, uma vez que identifica e aponta as características que um determinado profissional deve apresentar para cumprir com as expectativas da empresa.
Os três fatores que são levados em conta no momento de fazer um mapeamento de competências são:
- Habilidade: capacidade de colocar o conhecimento em prática;
- Conhecimentos: saberes técnicos essenciais para um profissional ocupar determinado cargo;
- Comportamento: é a forma com que o profissional lida com os relacionamentos e emoções dentro da empresa.
Qual a importância do mapeamento de competências?
Esse mapeamento é importante para que a empresa saiba se um profissional que ocupa determinado cargo realmente possui as competências necessárias para apresentar um bom desempenho no ambiente empresarial.
Um profissional que ocupa um cargo de liderança, por exemplo, precisa ter competências como capacidade de trabalhar em equipe, poder de persuasão, ser organizado, ter ética e paciência para lidar com os desafios que envolvem a sua profissão.
Como fazer mapeamento de competências?
Para fazer um mapeamento de competências, você deve elaborar uma lista com as competências necessárias aos cargos existentes em sua empresa. Em seguida, analise os funcionários que fazem parte do seu quadro de colaboradores e identifique como eles exercem suas tarefas e como lidam com os problemas que encontram na rotina empresarial.
Feito isso, você pode aplicar questionários para que os profissionais respondam quais são as competências necessárias para os seus respectivos cargos. Por fim, analise os dados recolhidos na etapa de observação e desenvolva o mapeamento de competências. Se possível, faça tudo isso com o auxílio de outros profissionais, pois as opiniões diferentes podem ajudar muito.