Cargo cobiçado por muitos executivos, o CEO (Chief Executive Officer) exerce a função de diretor geral ou presidente de uma empresa. Por conta da alta quantidade de responsabilidades, este profissional precisa apresentar determinadas habilidades que o permitam exercer suas funções de maneira equilibrada e assertiva.
Um estudo realizado pelos cientistas Steven N. Kaplan, da Universidade de Chicago, e Morten Sorensen, da Escola de Negócios de Copenhagen, aponta que são 4 as características que levariam um profissional a ser tornar CEO. São elas: capacidade geral, competências de execução, carisma e habilidades estratégicas.
Kaplan, em entrevista ao site Business Insider, explicou que capacidade geral é basicamente talento geral do candidato. Competências de execução referem-se à capacidade do profissional de fazer as coisas, ou seja, ser eficiente, proativo e persistente. O carisma está no fato de ser persuasivo e entusiasta. E as habilidades estratégicas estão relacionadas à criatividade e à capacidade de pensar como um todo.
Detalhes sobre o estudo
Para chegar a essas quatro habilidades, os cientistas analisaram 2.600 entrevistas com candidatos a cargos executivos de topo (como o CEO, CFO e COO). Durante as entrevistas de quatro horas com uma empresa profissional, os candidatos foram avaliados em 30 características diferentes, entre elas integridade, criatividade e persistência.
Pelos resultados, os candidatos a CEO obtiveram uma pontuação elevada nas quatro características. Os candidatos a CFO tiveram uma pontuação baixa nesses quesitos e os profissionais selecionados para o cargo de COO estavam na média.
Outra análise concluiu que as pessoas que se candidataram a outros cargos executivos, além do CEO, que alcançaram notas elevadas no teste, poderia vir ocupar o cargo de CEO no futuro.
CEO X habilidades pessoais
A pesquisa descobriu, ainda, que os candidatos a CEO apresentavam níveis baixos em habilidades interpessoais, como ser um bom ouvinte e tratar as pessoas com respeito. Sendo assim, concluiu-se que os aspirantes a CEO executam suas tarefas, mas nem sempre são pessoas agradáveis.
Em pesquisas anteriores conduzidas pela dupla de cientistas, foi citado o nome de Steve Jobs. O CEO da Apple levou a empresa ao sucesso, mas também era famoso por criticar e gritar com seus funcionários.