Para entender o que significa coaching, é preciso entender como surgiu esse termo. A palavra coaching inicialmente estava relacionada à área acadêmica e esportiva, pois designava um treinador, um tutor que auxiliava no preparo dos alunos para exames teóricos e práticos. É uma gíria que surgiu nas universidades norte-americanas, cujo objetivo era motivar e encorajar o indivíduo para facilitar o seu aprendizado através da adoção de novas técnicas.
Atualmente esse processo é definido com um acordo entre o profissional e cliente, que visa atingir um objetivo em determinada área de sua vida (pessoal, profissional, acadêmica).
O trabalho do coach é incentivar a reflexão e análise do objetivo que se quer atingir, bem como das opções – ou metas – para atingi-lo, a identificação de suas competências e habilidades (e o aperfeiçoamento destas). Além disso, o coach auxilia na percepção, reconhecimento e superação dos pontos mais frágeis e que precisam ser trabalhados, na conscientização de valores, busca de maior controle emocional, acompanhamento do plano de ação traçado e, especialmente, a maximização de resultados. O processo de coaching tem o seu início, meio e fim sempre focado no futuro.
Existem diversos tipos diferentes de coaching, como o executivo, pessoal ou de vida, de performance, para testes, provas e concursos, o profissional, empresarial e financeiro, entre outros.
Nestes últimos exemplos, o processo é liderado por um profissional especialista na área que utiliza ferramentas, metodologias e técnicas para auxiliar o indivíduo a desenvolver suas capacidades e competências a fim de se obter destaque profissional, para alcançar resultados financeiros consideráveis, identificar e mudar maus hábitos e assim traçar metas concretas de acordo com o momento que ele está vivendo.
Pode-se entender o conceito de coaching como um conjunto de informações guiadas através de um processo objetivo que visa transformações positivas na vida do indivíduo.