Durante o processo de formação profissional — que inclui não apenas a faculdade, mas os cursos técnicos, especializações e pós-graduações — o indivíduo vivencia e aprende diversos assuntos e aspectos que contribuem para sua capacitação e eficiência para a realização das funções exigidas pelo mercado de trabalho.
Esse conhecimento adquirido, porém, é transmitido de forma semelhante para todos os que também passam pela mesma formação. Portanto, o que diferencia um profissional de seus concorrentes é a forma como ele absorve e aplica as informações recebidas, bem como a maneira como ele vivencia os momentos de aprendizado.
Além disso, as competências individuais de cada profissional o destacam dos demais. Nesse sentido, saber como fazer um mapeamento de competências é fundamental para o seu crescimento pessoal e profissional. Descubra como fazer isso:
Como mapear competências individuais?
Método importante para que as empresas identifiquem quais as características que o trabalhador precisa apresentar para ocupar determinado cargo, o mapeamento de competências individuais não serve apenas para os empregadores. Trata-se de um processo de autoconhecimento profissional, que pode te ajudar a descobrir suas principais qualidades e identificar onde ainda é preciso melhorar.
Confira três dicas de como mapear suas competências individuais e utilizar essas características para alavancar a sua carreira e crescer profissionalmente:
Faça uma lista
Para mapear suas competências individuais, você deve começar analisando todas as atividades que envolvem a sua área de atuação e quais características são necessárias para que essas atividades sejam feitas da melhor forma possível.
Faça uma análise pessoal e honesta consigo mesmo, percebendo seus pontos fracos e salientando seus pontos positivos. Liste todas as competências que as suas atividades diárias exigem e identifique em quais delas você se dá muito bem. Dessa forma, será mais fácil perceber seus pontos mais fortes e começar a planejar maneiras de melhorar os aspectos que ainda deixam a desejar.
Aprimore seus conhecimentos e habilidades
Ao listar todas as suas competências individuais, é inevitável identificar características e habilidades que não são o seu ponto mais forte. Porém, apenas identificar essas falhas não é o suficiente: é preciso correr atrás do prejuízo e iniciar um processo de melhoria e capacitação.
Como profissional, você jamais deve se conformar com algo que ainda não domina ou realiza de maneira adequada. O ideal é sempre correr atrás e tentar se aprimorar — seja por meio de cursos, leituras ou até mesmo vídeos na internet. O importante é não ficar parado e melhorar cada dia mais!
Procure o que é melhor para você
Ao mapear suas competências individuais, pode acontecer de elas não se encaixarem em determinada empresa ou emprego que você sempre viu como um sonho para sua carreira. Nesse sentido, o ideal é saber procurar e identificar qual o melhor caminho profissional para você, buscando por oportunidades que se encaixam no seu perfil para trabalhar sempre com satisfação e prazer.