Tudo o que fazemos necessita de um plano para traçarmos e assim obter sucesso. Tanto na vida profissional como pessoal, planejar é elaborar estratégias para que se consiga um resultado futuro. É nessa base que se constitui o PDI – Plano de Desenvolvimento Individual.
No ambiente corporativo, o PDI é o conjunto de ações definidas pelo gestor para apoiar o desenvolvimento de seus colaboradores. Por isso, ele é individual, ou seja, definido de acordo com a necessidade de cada trabalhador.
O principal objetivo do PDI é ajudar no desenvolvimento profissional, estimulando formas de agregar conhecimentos e competências para crescer profissionalmente.
Através dele, é possível estabelecer direção, sentido e propósito para a vida pessoal e/ou profissional e definir ações concretas que afetam positivamente o futuro. Além disso, o Plano de Desenvolvimento Individual pode acelerar a obtenção de resultados, uma vez que foca as energias no que é mais importante.
Para criar o plano, o primeiro passo é ter um objetivo definido, para que o profissional saiba onde está e aonde quer chegar. Ver pontos que precisam ser desenvolvidos e aspectos que devem ser mantidos. O segundo passo é realizar um diagnóstico detalhado, visando identificar características pessoais, formação, experiências, habilidades, desempenho e pontos de melhoria. Muitas vezes é necessário dominar outro idioma, fazer um curso de especialização ou pequenas atividades a serem implementadas no dia a dia.
Além de organizar metas de curto, médio e longo prazo, o gestor, por sua vez, pode ajudar a sugerir outras ações, motivar a continuidade e sempre oferecer o suporte necessário. Também é importante que haja monitoramento da execução e um feedback para o indivíduo.
Como resultado, há caminho claro e estruturado para a obtenção do que se deseja, a partir do entendimento das necessidades de investimento na carreira ou no potencial empreendedor.