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A diferença entre desenvolvimento e aprendizagem no universo profissional

iStock / Getty Images Plus / UberImages A aprendizagem é um processo em que o indivíduo adquire conhecimento, enquanto o desenvolvimento consiste no aprimoramento de uma habilidade.

Desenvolvimento e aprendizagem são duas variáveis importantes no âmbito profissional e pessoal. Embora muitas pessoas pensem que se tratam de sinônimos, os dois conceitos não são a mesma coisa, mas se tratam de forças complementares que ajudam a impulsionar o indivíduo, a equipe e as organizações.

Qual a diferença entre desenvolvimento e aprendizagem?

O que é aprendizagem?

Aprendizagem é um processo em que o indivíduo adquire conhecimento que o capacita a compreender situações, formar opiniões e tomar decisões assertivas. Pode-se adquirir conhecimento por meio de outras pessoas, pela educação escolar, lendo um livro ou até mesmo assistindo a um vídeo.

O conhecimento é considerado a base de toda evolução humana e, por consequência, do indivíduo. No âmbito das organizações empresariais, o conhecimento é um ativo de alto valor, e a tendência é que os profissionais que detêm maior conhecimento sejam os mais reconhecidos no mercado — seja ocupando melhores cargos ou alcançando melhores remunerações.

O que é desenvolvimento?

O desenvolvimento é um processo cognitivo por meio do qual o indivíduo aprimora uma determinada habilidade. É possível que o profissional aprenda uma forma nova de realizar uma tarefa (o que implica em aprendizado), mas ele precisará transformar aquele novo conhecimento em habilidade.

Qual a relação entre desenvolvimento e aprendizagem?

Desenvolvimento e aprendizagem são forças complementares dentro da esfera organizacional. A aprendizagem dota o colaborador da capacidade de executar, enquanto o desenvolvimento o dota da habilidade de fazer suas tarefas com desenvoltura e qualidade. Nesse sentido, é importante que as empresas repensem suas políticas de Recursos Humanos, especialmente no que diz respeito à conciliação dessas duas variáveis.

O treinamento deve ter individualizado, com base nas necessidades efetivas de aprendizagem do colaborador com relação à sua função.

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