A Inteligência Emocional, habilidade que entrou para a lista de quesitos valorizados pelas empresas na hora de contratar um profissional, é a capacidade que uma pessoa tem de compreender suas próprias emoções e a de quem está ao seu redor.
Para especialistas, a verdadeira gestão das emoções não está necessariamente em identificar as situações que despertam sentimentos bons, capazes de acalmar e motivar, mas em saber o que pode comprometer a própria paz, o que nos leva a construir meios de nos manter sempre em equilíbrio.
“O truque é que a gestão de suas emoções é muito mais sobre o que você não vai fazer do que sobre o que você vai fazer. Por isso, fui em busca dos tipos de coisas que as pessoas emocionalmente inteligentes têm o cuidado de evitar, a fim de manterem-se calmas e no controle”, disse Travis Bradberry, o coautor do best-seller, Emotional Intellogence 2.0 e cofundador da TalentSmart, líder mundial de testes de inteligência emocional.
Travis escreveu um artigo enumerando os comportamentos que as pessoas emocionalmente inteligentes evitam, porque eles são tentadores e, se não formos cuidadosos, corremos o risco de cair facilmente neles. Confira:
Elas não deixam ninguém limitar a alegria delas
Quando seus sentimentos de prazer e satisfação são derivados de comparação com os outros, você não é mais o mestre de sua própria felicidade. Quando as pessoas emocionalmente inteligentes se sentir bem sobre algo que elas fizeram, não vão deixar opiniões ou realizações de ninguém tirar isso delas. Embora seja impossível desligar suas reações ao que os outros pensam, você não tem que se comparar aos outros e sempre pode tomar as opiniões das pessoas com um grão de sal. Dessa forma, não importa o que as outras pessoas estão pensando ou fazendo, sua autoestima vem de dentro. Independentemente do que as pessoas pensam de você em qualquer momento, uma coisa é certa: você nunca é tão bom ou ruim como eles dizem que você é.
Elas não vão esquecer
Pessoas emocionalmente inteligentes são rápidos na hora de perdoar, mas isso não significa que elas esquecem. O perdão exige deixar ir o que aconteceu para que você possa seguir em frente. Isso não significa que você vai dar um malfeitor outra chance. Pessoas emocionalmente inteligentes são assertivos em se proteger de danos futuros.
Elas não morrerão na luta
Pessoas emocionalmente inteligentes sabem o quão importante é viver para lutar outro dia. Quando você lê e responde às suas emoções, você é capaz de escolher suas batalhas com sabedoria e só defende o seu terreno quando for a hora certa.
Elas não vão priorizar a perfeição
Pessoas emocionalmente inteligentes não irã definir perfeição como seu alvo, porque eles sabem que não existe. Os seres humanos são falíveis por natureza. Quando a perfeição é o seu objetivo, você está sempre à esquerda, com uma sensação persistente de fracasso, e acaba gastando seu tempo lamentando o que você deixou de fazer e o que deveria ter feito de diferente em vez de apreciar o que você era capaz de alcançar.
Elas não vão viver no passado
A falha pode corroer a sua autoconfiança e fazer você ter dificuldade de acreditar que vai conseguir um melhor resultado no futuro. Na maioria das vezes, a falha resulta em assumir riscos e tentar alcançar algo que não é fácil. As pessoas emocionalmente inteligentes sabem que o sucesso reside na sua capacidade de se reerguer após um fracasso e elas não podem fazer isso quando estão vivendo no passado. Qualquer coisa valha a pena ser alcançada vai exigir que você assuma alguns riscos e você não pode permitir que o fracasso faça você parar de acreditar na sua capacidade de vencer. Quando você vive no passado, que é exatamente o que acontece, e seu passado torna-se o seu presente, impedindo-o de avançar.
Elas não vão se debruçar sobre os problemas
Onde você concentrar sua atenção vai determinar seu estado emocional. Quando você fixa seu olhar sobre os problemas que está enfrentando, acaba criando e prolongando emoções negativas e estresse, o que dificulta o desempenho. Quando você se concentrar em ações para melhorar a si mesmo e suas circunstâncias, criar um senso de eficácia pessoal que produz emoções positivas e melhora o desempenho. Pessoas emocionalmente inteligentes não vão se debruçar sobre os problemas, porque elas sabem que são mais eficazes quando se concentram em soluções.
Elas não andar por aí com pessoas negativas
Queixosos são más companhias, porque eles focam em seus problemas e não conseguem se concentrar em soluções. Eles querem compartilhar seus problemas para que possam se sentir melhor sobre si mesmos. Muitas vezes as pessoas se sentem pressionadas a ouvir queixosos, porque não querem ser vistos como insensíveis ou rudes, mas há uma linha tênue entre emprestar um ouvido simpático e ser sugado de forma emocionalmente negativa. Você pode evitar ser atraído e distanciar-se quando necessário. Pense desta forma: se uma pessoa estivesse fumando, você ia sentar lá durante toda a tarde e inalar a fumaça? Você iria afastar-se, e deve fazer o mesmo com os queixosos. Uma ótima maneira de estabelecer limites é perguntar a estes queixosos como pretendem corrigir um problema. Ele, então, terá que se acalmar ou redirecionar a conversa para uma direção produtiva.
Elas não vão guardar rancor
As emoções negativas decorrentes de um rancor são uma resposta ao estresse. Só de pensar sobre o evento seu corpo reage. Quando uma ameaça é iminente, essa reação é essencial para a sua sobrevivência, mas quando uma ameaça é história antiga, reforça que o estresse causa estragos em seu corpo e pode ter consequências devastadoras para a saúde ao longo do tempo. Pesquisadores da Universidade de Emory demonstraram que guardar o estresse só contribui para a pressão arterial alta e doenças cardíacas. Guardar rancor significa que você está guardando o estresse, e as pessoas emocionalmente inteligentes sabem que devem evitar isso a todo o custo. Aprender a deixar ir não só irá fazer você se sentir melhor agora, mas também pode melhorar a sua saúde.
Elas não dirão sim, a menos que realmente queiram
Uma pesquisa conduzida na Universidade da Califórnia, em San Francisco, mostra que, ao ter dificuldade de dizer não, você acumula estresse, esgotamento e depressão. Dizer não é realmente um grande desafio para a maioria das pessoas. “Não” é uma palavra poderosa que você não deve ter medo de dizer. Quando é hora de dizê-la, as pessoas emocionalmente inteligentes evitam frases como “eu não acho que eu posso” ou “eu não estou certo”. Dizer não a um novo compromisso honra seus compromissos existentes e dá-lhe a oportunidade de realizá-los com sucesso.