Para você o que é ser bem-sucedido? É ganhar um bom salário, fazer o que ama, ter uma família estruturada? A questão é que ser bem-sucedido depende das metas que você estabelece para si mesmo e a forma como está trabalhando para alcançá-las. Muitas vezes, quando a prática está distante da teoria, ficamos um pouco frustrados e desmotivados.
O mundo moderno reforça que o sucesso está relacionado aos bens materiais, mas um estudo realizado pela Universidade Strayer, e citado na coluna de Travis Bradberry, coautor premiado do best-seller “Emotional Intelligence 2.0” e cofundador da TalentSmart, fornecedora líder mundial de testes de inteligência emocional, constatou que 90% dos americanos acreditam que a felicidade é um indicador de sucesso maior do que poder, posses ou prestígio.
Para 67% dos entrevistados, o sucesso é definido como “boas relações com amigos e família”. Outros 60% disseram que é amar o que você faz para viver. E apenas 20% afirmaram que o sucesso é determinado pela riqueza monetária.
Em sua coluna, Travis Bradberry avalia que, quando se trata de sucesso, os nossos olhos muitas vezes nos levam ao erro. “É difícil não sentir que as pessoas mais bem-sucedidas são aquelas com as maiores casas, os carros mais caros e os amigos mais influentes. Independentemente do que você conseguir, há sempre alguém com mais, e isso pode fazer você se sentir como se estivesse perdendo”.
E alerta: “O problema não é a sua falta de bens. É acreditar que os bens indicam o verdadeiro sucesso. O real sucesso é sobre quem você é de onde veio. Se você se preocupa com o fato de não ser tão bem-sucedido como deve ser, pode estar fazendo uma autoavaliação com os critérios errados.”
Será? Para ajudar você a refletir sobre isso, o especialista elencou alguns indicadores de sucesso:
Você não é mais o centro do universo
Todos nós conhecemos pessoas “bem-sucedidas” que agem como se fossem o centro do universo. O mundo é delas e o resto de nós apenas vive nele… certo? Isso não é sucesso. O verdadeiro sucesso requer a capacidade de sentir empatia, perceber que os sentimentos e sonhos de outras pessoas são tão importantes como o nosso, e que não podemos ter sucesso sem eles.
Você se mantém positivo
Esperança e otimismo são componentes essenciais de uma vida feliz. Se você se debruçar sobre as coisas que dão errado, se torna amargo e ressentido. Quando isso acontece, você falha, não importa o que já alcançou. O sucesso real significa sempre ver o lado positivo e acreditar que você tem o poder tirar o melhor até das piores situações.
Você sabe que o fracasso não é para sempre
Você aprendeu que as únicas pessoas que nunca falham são aquelas que nunca tentam. Quando você falha, não assume automaticamente que é um fracasso. Em vez disso, você abraça cada fracasso como uma oportunidade para aprender alguma coisa, e então segue em frente. Se você ainda luta dessa forma, saiba que você nunca vai experimentar o verdadeiro sucesso até aprender a abraçar o fracasso. Seus erros pavimentam o caminho para o seu sucesso ao revelar quando você está no caminho errado. Os maiores avanços geralmente vêm quando você está se sentindo o mais frustrado. É essa frustração que o obriga a pensar de forma diferente, de olhar fora da caixa e ver a oportunidade que você está perdendo.
Você mantém as coisas sob perspectiva
Às vezes coisas ruins acontecem. Faz parte da vida. Para a maioria de nós, no entanto, o nosso pior dia parece ser férias para alguém que tem problemas reais – como não ter o suficiente para comer ou tentar sobreviver a uma guerra civil. Trancar o carro com as chaves dentro ou mesmo se preterido para uma promoção – não são situações tão ruins, uma vez que você aprende a desenvolver a perspectiva. Se você já domina a capacidade de manter os seus problemas em perspectiva, tenha isso como um enorme sucesso.
Você pede ajuda quando precisa
Recusar-se a pedir ajuda, não importa o quanto você está lutando, é um sinal de imaturidade emocional. Pedir ajuda significa que você já não sente que tem algo a provar para ser perfeito. Isso mostra que você não tem medo das pessoas descobrirem suas fraquezas e entende que ninguém consegue nada sozinho.
Você percebe que a vida não é um jogo de soma zero. Também não é uma gangorra. Só porque alguém alcança um grande sucesso, isso não significa que você sofre uma perda em igual proporção. Você só não ganhou naquele momento em particular. Um sinal claro de sucesso é a capacidade de celebrar as conquistas dos outros com entusiasmo sincero.
Você sabe a diferença entre drama e entusiasmo
Lembra-se dos dias nos quais os relacionamentos estáveis eram chatos e você rapidamente se cansava de qualquer um que lhe tratava como deveria? Se esse tipo de “drama” é uma coisa do passado, parabéns. Se preferir a estabilidade e profundidade ao drama, você está tendo sucesso.
Você já não se importa com o que as outras pessoas pensam
Você só se preocupa com o que as outras pessoas pensam quando ainda sente que tem algo a provar. Por outro lado, você sabe que “conseguiu” quando não se preocupar mais com isso, quando você é fiel a si mesmo e aos seus princípios e satisfeito com sua vida. Você sabe que fez isso quando entender que as opiniões de outras pessoas são apenas isso: opiniões. Eles não têm nenhum efeito sobre a realidade. Eles não mudam quem ou o que você é.
Você aceita que não pode mudar e mudar o que pode
Há uma diferença entre pessimismo e praticidade. Se há um furacão vindo em sua direção, não há nada que você possa fazer para impedi-lo. Mas uma vez que aceita que o furacão está chegando, pode começar a trabalhar para atenuar os seus efeitos. Se a sua empresa faz cortes e você é demitida, a cada momento que gasta em negação apenas atrasa tudo o que está em seu horizonte. Você é capaz de seguir em frente somente quando começar a explorar suas opções e fazer planos para mudar o que puder. Assumir a responsabilidade por mudar as coisas que você não gosta sobre a sua vida é um dos maiores indicadores de sucesso.
“Não há nenhum sentido em se sentir como um fracassado só porque você acha que deve ter um trabalho melhor, uma casa maior ou um carro melhor. O sucesso real vem de dentro, e é completamente independente da circunstância”, finaliza Travis.