Você se considera uma pessoa ansiosa? Estudos recentes provam que o volume de informação que recebemos, a rotina cada vez mais corrida e muitas tarefas diárias podem ser causadores de ansiedade em grande parte das pessoas. Inclusive, quando a ansiedade passa a ser algo comum no dia a dia, pode prejudicar o relacionamento profissional e pessoal de homens e mulheres. Outro dado preocupante é que, segundo a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), 12% dos brasileiros sofrem de algum tipo de ansiedade.
“Esse tipo de reação é totalmente normal nos seres humanos, porém, para quem vive constantemente ansioso é preciso muito cuidado, pois pode interferir no dia a dia, sem nenhum retorno positivo”, avalia Carlos Eduardo Travassos, gerente médico da unidade MIP Aché.
Travassos ressalta que mesmo uma ansiedade baixa pode se agravar com o tempo, isso porque está diretamente relacionada ao modo com que a pessoa se relaciona e enxerga o mundo ao seu redor. Em casos mais graves é preciso até mesmo a ajuda de um profissional para auxiliar a pessoa a enfrentar seus medos, traumas, rotina no trabalho, insegurança, entre outros fatores.
A seguir vamos apresentar 10 dicas para administrar sua ansiedade, confira!
1) Faça intervalos de descanso ao longo do dia
Durante o dia de trabalho, faça pequenos intervalos de 15 minutos para descansar o corpo e tentar esquecer um pouco dos problemas. Assim, você estará aliviando a tensão e regulando automaticamente seu nível hormonal, que, por sua vez, é o responsável pela ansiedade.
2) Não se cobre tanto
Pessoas perfeccionistas podem sofrer de ansiedade com mais facilidade, principalmente porque se cobram além do normal na vida pessoal e, principalmente, profissional. Ficam com ansiedade esperando que tudo saia com perfeição e exatamente como querem e, muitas vezes, sofrem por isso e acabam frustradas quando o resultado não é o esperado.
3) Tenha calma, respire fundo
Pouca gente sabe, mas a respiração fragmentada e rasa é um dos principais sintomas da ansiedade. Quando você respira adequadamente, com calma, todo o seu sistema nervoso central atua adequadamente e controla os hormônios causadores da ansiedade.
4) Controle as expectativas
A principal queixa de quem sofre de ansiedade é relacionada às expectativas elevadas, ou seja, a pessoa fica esperando e desejando muito algo ou alguma coisa a ponto de não se controlar mais. A dica é saber controlar este sentimento através de um pensamento mais satisfatório de gratidão e contentamento pelo que já tem.
5) Pensamento positivo
Assim como ter uma expectativa elevada, ser uma pessoa pessimista também contribui para o aumento da ansiedade. É preciso ter pensamento positivo, encarar uma determinada situação pelo lado bom e, com isso, tentar diminuir a preocupação.
6) Fitoterápicos, mas com controle
Você pode fazer exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada e até mesmo fazer uso de medicamentos fitoterápicos para controlar a ansiedade como uma alternativa a utilização de antidepressivos e ansiolíticos. Neste caso, é preciso que a pessoa tenha acompanhamento médico para evitar o consumo além do indicado.
7) Não leve problemas para casa
É fundamental para controlar a ansiedade que a pessoa não leve seus problemas de trabalho para dentro de casa e nem durma pensando nisso ou naquilo que poderia ser feito ou que será realizado no dia seguinte. Aproveite o tempo em casa para relaxar, conversar com a família, praticar um hobby e dormir bem.
8) Exercite-se!
Segundo estudo revelado pela Southern Methodist University (EUA), o quadro de ansiedade pode ser reduzido com a prática de exercícios físicos. A pesquisa aponta que 50 minutos diários de exercícios físicos podem diminuir a ansiedade.
9) Nada de estimulantes
Outra boa dica para administrar sua ansiedade é evitar o uso de estimulantes ao longo do dia e da noite, como nicotina e cafeína.
10) Valorize momentos de lazer
Ter um hobby, andar de bicicleta no parque, jogar futebol com os amigos etc… Momentos de lazer auxiliam diretamente no equilíbrio entre corpo e mente.