Ao começar em um novo emprego, a grande maioria das pessoas fica “perdida”, sem conhecer os colegas de trabalho direito nem a cultura e as regras da empresa, por isso, a primeira semana pode ser bem difícil. Para ajudar os “novatos”, confira algumas dicas para não cometer erros, causar uma boa impressão e estabelecer um bom relacionamento neste período.
Se concentre nas apresentações
Como você provavelmente conhecerá muitas pessoas em pouco tempo, fica difícil se lembrar do nome ou cargo de todos. Para estimular sua memória, cada vez que você conhecer alguém novo, sorria, aperte sua mão firmemente, mantenha contato visual com esta pessoa e repita o nome dela. Ao se despedir, procure dizer “Tchau, foi um prazer conhecê-lo/a”. Educação nunca é demais.
Conheça seu chefe
Se você já foi recepcionado e já conheceu seu local de trabalho, peça para encontrar seu chefe ou fazer uma reunião para definir as expectativas de ambos. O importante é você mostrar interesse em ter contato com ele e não esperar o contrário.
Organize sua mesa de trabalho de forma funcional
Arrume sua mesa logo que chegar e da forma mais dinâmica possível. Também crie o hábito de manter as suas atividades em ordem desde a primeira semana. Se, por acaso, alguma coisa não estiver funcionando ou faltar algum material para seu trabalho, não hesite em falar. Adiar a resolução de pequenos problemas só fará você se atrasar em relação aos outros colegas.
Faça do seu almoço um momento importante
Geralmente, os colegas de trabalho mais antigos convidam os mais novos para almoçarem juntos. Esta é uma ótima oportunidade para se relacionar cada vez mais com as outras pessoas da empresa, então, sempre que possível, compareça. A pausa para o café também é uma boa hora para se integrar à equipe.
Escolha um mentor
Observe a forma como um funcionário mais experiente se comporta e veja o que ele pode lhe ensinar sobre a cultura da empresa, não tenha medo de tirar suas dúvidas durante esta primeira semana, mas também não precisa dizer que você o escolheu como “modelo”.
Evite os funcionários negativos
Dentro da sua equipe, se você perceber que algumas pessoas possuem atitudes ou comportamentos que considere errados, evite se envolver com elas. Você pode conhecê-las melhor com o tempo, mas não precisa torná-las suas melhores amigas, pelo menos na primeira semana.
Resolva os problemas e enfrente os desafios
Se nos primeiros dias ninguém lhe disser o que fazer, procure algum projeto ou tarefa para se envolver, pergunte se precisam de você, enfim, demonstre curiosidade e proatividade. Não espere o tempo passar sem fazer nada.