Motivar uma equipe já é um grande desafio em qualquer época e, em períodos de crise na economia e no mercado de trabalho essa tarefa se torna mais complicada. Com dificuldades de receita, baixo crescimento e outros impactos negativos, os colaboradores não enxergam muitas perspectivas de promoção, aumento de salário ou efetivação, no caso de estagiários. Diante disso, os gestores precisam ser criativos para incentivá-los, melhorar o clima corporativo e aumentar a produtividade.
Aliando os interesses da empresa aos dos funcionários, a motivação fortalece a equipe, faz com que todos estejam empenhados em superar as adversidades do mercado, o espírito colaborativo aumenta e surgem grandes exemplos de liderança e superação.
Segundo o consultor de carreiras Renato Mendes, a maior parte dos colaboradores se mostra disposta a ter uma dedicação maior no trabalho se isso significar manter os seus empregos. E, para ajudar os gestores nesta tarefa de motivação, Renato apresenta três dicas eficazes:
Destaque a importância de cada colaborador
Deixe claro o papel e a responsabilidade de cada funcionário nos processos da empresa e valorize seu esforço para o sucesso da equipe. Reconhecendo e evidenciando a importância das pessoas diante de um momento difícil, a companhia demonstrará que tem consideração por elas, aumentará a autoestima dos colaboradores e o seu sentimento de pertencimento e isso fará com que eles se empenhem mais na busca por resultados no trabalho.
Ouça o que o funcionário tem a dizer
Em cenários de crise, a criatividade das pessoas se aflora e, nesse momento, um funcionário pode ter uma boa ideia, uma proposta de inovação ou uma nova perspectiva diante de um problema, ajudando a solucioná-lo. Além disso, estabelecer uma relação transparente e criar um canal direto de comunicação com a equipe faz que com ela se integre e se comprometa com a empresa.
Dê o exemplo
Por fim, se o gestor quer que os colaboradores ajam de determinada maneira, principalmente em momentos de instabilidade econômica, primeiro ele deve mostrar com suas atitudes. Um bom líder serve de exemplo e inspiração para os outros funcionários e um discurso aliado ao comportamento traz resultados mais efetivos.