A autoavaliação profissional é uma atividade primordial para você analisar seu desempenho, estabelecer metas, avaliar os erros e acertos na sua trajetória profissional e ajudar no desenvolvimento da sua carreira. É interessante obter dicas e orientações para saber como fazer uma boa autoavaliação profissional, dessa forma você consegue identificar seu potencial e traçar uma estratégia de carreira de uma maneira mais prática e objetiva.
Para começar, seja honesto consigo mesmo. Reconheça seus pontos fracos e seus pontos fortes. Ao ser franco, naturalmente irão aparecer erros e acertos de sua vida profissional, mas seja positivo e administre suas deficiências. Identificar esses erros ajuda você a não repeti-los. Veja o que pode fazer para melhorar e dedique-se.
Faça um planejamento da sua carreira. Ao esboçar um plano de carreira é possível analisar por etapas a sua evolução. Isso também dará a você consciência de que a construção profissional é feita por etapas, não sendo necessário se sobrecarregar com muitas metas de curtos períodos. Uma boa maneira de dar início ao planejamento é registrar suas realizações. À medida que for criando, realizando projetos e alcançando metas, documente detalhadamente. Assim, você não só terá o objetivo concluído, mas saberá como você (e sua equipe, se for o caso) chegou a esse resultado.
Utilize pontos de vista diferentes. Por mais que a autoavaliação seja um processo pessoal, a opinião dos outros pode ajudar você a enxergar algo que tenha passado despercebido ou não tenha levado em consideração. Mas é importante que sejam pessoas próximas, que conheçam sua trajetória e objetivos, como colegas de trabalho, chefes ou alguém do seu círculo pessoal.
Não se esqueça de investir no aperfeiçoamento profissional. Com o tempo, é comum se condicionar a apenas o trabalho exercido. Procure se atualizar com cursos, palestras e troca de informações entre colegas. Ao ter mais conhecimento, você terá mais perspectivas e possibilidades no seu plano de carreira.
E por último, reconheça sua evolução. A percepção e o reconhecimento do seu crescimento profissional, pelos outros e principalmente por você mesmo, impulsionam você para a execução das próximas metas e realizações.