É comum reclamarmos da falta de tempo para realizar todas as tarefas do dia a dia. Mas será que sabemos como gerenciar e aproveitar bem nosso tempo? Muitas vezes, o problema não está na quantidade de afazeres, compromissos e pendências, mas na maneira como priorizamos as atividades e, principalmente, na falta de foco durante a realização.
Para resolver esse problema, o italiano Francesco Cirillo criou a técnica Pomodoro de gestão de tempo. Este método utiliza um cronômetro para dividir as tarefas em períodos de 25 minutos, chamados “pomodoros”. O nome, que quer dizer ‘tomate’ no italiano, se refere ao formato dos timers de cozinha tradicionais na Itália, que são utilizados para marcar os ciclos de 25 minutos.
A técnica é aplicada para ajudar no controle da ansiedade e a manter o foco sem interrupções. Essas pausas realizadas constantemente durante o desenvolvimento das atividades nos fazem perder muito tempo, o que costuma provocar ansiedade e estresse.
Como aplicar a técnica Pomodoro
1. Faça uma lista das tarefas
O primeiro passo neste tipo de gerenciamento é o planejamento das atividades. Faça uma lista com todas as tarefas que precisa realizar, ordenando-as por prioridade.
2. Marque o cronômetro
Ajuste o cronômetro – pode ser no computador ou celular – para 25 minutos e concentre-se na primeira tarefa a ser executada. Não se sinta pressionado pelo cronômetro. Ele não é usado para determinar o tempo que deve gastar na realização da tarefa, mas sim para marcar os momentos das pausas.
3. Pausas programadas
Passados os 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos. As pausas programadas ajudam a aumentar a agilidade mental e diminuir a ansiedade. Depois de 4 períodos de 25 minutos – 4 “pomodoros” – faça uma pausa maior, de 25 minutos.
4. Anote as tarefas
O grande segredo da concentração nesse método é manter uma lista com todas as pequenas tarefas e necessidades – ex: levar o lixo para fora, beber água, comprar comida, etc. – que surgem enquanto está realizando determinada atividade. Geralmente, quando nos lembramos de alguma coisa, paramos o que estamos fazendo para realizá-la, ou seja, perdemos o foco. As anotações na lista, portanto, são necessárias para que isso não ocorra. Deixe os afazeres listados para serem feitos durante as pausas.
Você pode aplicar esta técnica para atividades domésticas, estudo ou no trabalho. Para facilitar a marcação do tempo, existem aplicativos disponíveis para Windows, Mac, iPhone e Android.