As empresas são diferentes umas das outras. Ainda que ofereçam produtos ou serviços muito parecidos a um mesmo grupo de clientes, precisam se destacar em relação às suas concorrentes. Quando se percebe de maneira consciente o lado positivo destas diferenças, torna-se possível potencializá-las ao máximo em favor das próprias metas, construindo assim um sólido diferencial competitivo.
Os diferenciais competitivos ainda dizem respeito, segundo a definição do SEBRAE, tudo o que torna a empresa única, especial e, de alguma maneira, superior aos seus concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona à sua clientela e que a concorrência ainda não conseguiu oferecer.
Para o profissional que atua em uma organização, compreender a importância do diferencial competitivo é crucial, principalmente em funções mais estratégicas. A competitividade crescente do mundo atual fomenta ainda mais a necessidade de investimento em diferenciais e, não por acaso, a inovação ocupa um espaço cada vez maior nos discursos e práticas empresariais.
Quando uma empresa consegue inovar, isso significa que já uniu a sua cultura e história a preceitos absolutamente criativos, gerando possibilidades de mercado, produtos, serviços e abordagens até então não imaginados por seus concorrentes. Ao dar este passo, apesar das inseguranças de adentrar em um universo desconhecido, a empresa fica à frente de seus concorrentes.
Mesmo que isso não se transforme em um diferencial competitivo de longo prazo, será gerado um conhecimento capaz de impulsionar novos processos de inovação. Quanto mais os profissionais forem motivados a reconhecerem e ampliarem os diferenciais competitivos das empresas, maior será a possibilidade de serem diferenciadas.