Por conta dos problemas enfrentados pelo Brasil, o desemprego aumentou e muita gente recorreu ao empreendedorismo para se manter economicamente ativo. De acordo com a pesquisa “Global Entrepreneurship Monitor”, divulgada em 2015, a cada 100 brasileiros adultos (entre 18 e 64 anos), 34 possuem uma empresa ou estão em vias de abrir um negócio próprio.
Porém, o sonho de ser empreendedor não se sustenta apenas com planos. Sem um bom planejamento, o projeto pode não decolar. De acordo com pesquisa de 2014 da Fundação Dom Cabral, 25% das startups encerram suas atividades antes de completar um ano. E dados de IBGE, de 2013, informam que mais da metade das 694 mil empresas abertas em 2009 “morreram” antes de completarem quatro anos.
Além da falta de planejamento, outros fatores podem fazer com que sua empresa não prospere. Jayson Demers, fundador e CEO da AudienceBloom, agência de SEO com sede em Seatle, as chamadas catástrofes – concorrência repentina ou uma falha crítica no lançamento – podem acontecer, mas raramente elas são a força responsável por uma falha de negócio “ou estagnação”.
“Em vez disso, o problema está no efeito cumulativo de vários maus hábitos que se manifestam sem o seu anúncio, mas gradualmente derrubam a eficiência e dinâmica do seu negócio”, disse em artigo ao site Entrepreneur.
Separamos cinco causas apontadas por Demers para justificar a falta de sucesso do seu negócio. Confira:
Concentrar-se em tudo de uma vez só
Empreendedorismo pode ser algo agitado e, às vezes, avassalador. Você terá pilhas de responsabilidades e novas ideias diariamente. No entanto, você tem que se focar em suas maiores prioridades, senão não vai fazer progresso significativo em nenhuma área. Vale lembrar que ação contrária (se focar em apenas uma coisa) também é ruim. Isso porque acaba negligenciando os outros elementos do seu negócio. Por exemplo, você pode estar obcecada em ter um “lançamento perfeito”, mas já pensou sobre o que vai fazer nos meses que se desdobram após o lançamento?
Postergar a criação de sistemas e processos
Nos primeiros dias de desenvolvimento, o clima da maioria das empresas é bastante descontraído. Há apenas um punhado de trabalhadores operando em um local indefinido, um punhado de clientes e algumas regras que ditam processos, comportamentos ou hierarquias. Sabemos que não é divertido para criar regras, sistemas e processos, mas é necessário se você quiser crescer.
Prometer mais do que pode cumprir
Quando você é um novo no negócio, tem muito a provar a si mesmo. E se você quer uma chance de ganhar os melhores clientes, tem que impressioná-los, dobrando a verdade e exagerando suas capacidades, certo? Errado! Essa é uma solução a curto prazo que vai resultar em problemas a longo prazo.
Não correr riscos
Assumir riscos é um dos princípios fundamentais do sucesso empresarial. Começar um negócio em si já é um risco, mas você não pode parar por aí. Boas empresas não estão sempre experimentando novos ângulos, novos serviços e abordagens mais eficientes. Não se deixe ficar estagnado porque você é avesso a riscos.
Ser reativo ao invés de proativo
Este é um hábito que mata as empresas, pois permite que as catástrofes mencionadas acima aconteçam. Empresários reativas traçam uma estratégia que lhes permita enfrentar os desafios sempre que eles acontecerem. Já os empresários proativos estão sempre à procura de potenciais desafios, para que eles possam superá-los antes que eles se tornem um problema.