As datas que aquecem o comércio são aproveitadas com afinco pelos empreendedores que querem aumentar seus lucros. O final do ano está chegando e com ele as contratações temporárias ganham força.
De acordo com estudo da Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de RH, Trabalho Temporário e Terceirização (Fenserhtt) e do Sindicato das Empresas de Trabalho Temporário e de Terceirização no Estado de São Paulo (Sindeprestem), o Natal 2016 deve gerar 101 mil vagas temporárias em todo o país. O número é 3% menor do que o cenário apresentado em 2015.
Os resultados apontam que 56% das oportunidades são destinadas à indústria, 34% ao comércio e 10% à área de serviço. De todas as vagas abertas para este ano, 50% se concentram no estado de São Paulo.
Para montar uma equipe capaz de alcançar os resultados desejados, como as empresas devem se comportar na hora de fazer as contratações de fim de ano? “A demanda por funcionários temporários está aumentando significativamente, e tomar uma atitude proativa é fundamental. Ao compreender suas necessidades de contratação e capacidades internas, começando cedo e se preparando para a concorrência, você será capaz de navegar com êxito no processo de contratação sazonal”, comenta Rafael Todesco, especialista em Marketing da Adecco, empresa de recrutamento e seleção.
Rafael Todesco separou algumas dicas:
Comece cedo
Para se preparar para o fim do ano, comece pela construção de um plano de ação, sempre considerando o envolvimento de seus trabalhadores sazonais, os de tempo integral e sua rede comunitária. Por ser um período pré-determinado, garanta que os funcionários sazonais tenham uma experiência positiva, de modo que eles se sintam interessados em retornar às atividades no ano seguinte. Estar atento aos pedidos de horários flexíveis, quando muitos empregados sazonais podem estar trabalhando em outros empregos, aumentará ainda mais a probabilidade de sua lealdade.
Da mesma forma, boas experiências contribuem para que esses funcionários reconheçam e recomendem às pessoas de suas próprias redes sua empresa, tornando-se um bom trunfo diante de seus concorrentes. Considere implantar um programa de bônus de referência para ajudar a maximizar o calibre dos seus candidatos sazonais, pois eles são mais propensos a ter o conjunto de habilidades apropriadas e se encaixam a cultura da empresa com mais rapidez e flexibilidade.
Contrate um serviço especializado
Concentre-se em recrutar talentos que representem o seu negócio para os seus clientes de uma forma positiva, uma vez que os trabalhadores sazonais mal treinados podem ter consequências negativas de longo alcance. Sabendo que o fim de ano é um momento estressante, avalie os candidatos durante o processo de entrevista, perguntando como eles iriam lidar com várias situações desafiadoras. Candidatos que demonstram confiabilidade e uma forte capacidade de aprender, bem como uma personalidade que interage bem com clientes e supervisores, sem dúvida tornam-se os melhores funcionários.
Você também vai querer preparar seu pessoal efetivo para as demandas de contratação e gestão de uma força de trabalho sazonal antes do tempo. Deixe claro que eles precisam estar amplamente disponíveis e que este período pode durar semanas ou meses para que o processo de onboarding não sofra. Considere a parceria com uma empresa de trabalho contingente para gerenciar a busca, contratação e as necessidades de RH que acompanham o pessoal sazonal.
Conheça seu público
O trabalho sazonal atrai uma variedade de pessoas por uma série de razões. Por exemplo, você pode encontrar pais que ficam em casa procurando renda adicional, aposentados retornando à força de trabalho, pessoas temporariamente fora do trabalho, estudantes do ensino médio e universitários, bem como funcionários experientes dispostos a trabalhar em um segundo ou terceiro emprego durante períodos de pico. De acordo com o estudo de negócios da Adecco, The Business of Seasonal Hiring, 76% das pessoas assumem empregos sazonais por mais dinheiro, enquanto que 11% estão preocupados em garantir uma relação permanente com o seu empregador – uma estratégia que pode levar a um emprego efetivo após o fim do período temporário.
Atrair esta vasta gama de candidatos muitas vezes significa usar incentivos criativos para se destacar entre os concorrentes. Os candidatos irão considerar alguns fatores antes de aceitar uma oferta: a taxa de remuneração, o tipo de segmento/serviço e a reputação da empresa no mercado. Companhias com forte reconhecimento de marca serão mais procuradas e é crucial que os salários sejam competitivos. Outras vantagens como almoço grátis, horários flexíveis e tempo de férias remuneradas também podem ajudar sua empresa a vencer a guerra por talentos sazonais.