O Brasil vive um momento único. As pessoas estão deixando de empreender por necessidade, estão identificando grandes oportunidades, entenderam que sonhar, ter boas ideias de nada vale se não forem para o campo da execução.
Abaixo listei sete tópicos que considero muito importantes para quem está iniciando seus negócios:
1. Pesquise sua ideia
Mesmo que sua ideia seja inovadora, pesquise se já existe algo semelhante no mercado. Avalie os pontos fortes e fracos.
2. Iniciar um negócio sozinho ou ter um sócio?
Acho válido ter um sócio, pois isso pode acelerar e muito os negócios. Veja como alguém pode agregar conhecimento, experiência e rede de contatos que você não teria. Nada como um bom contrato feito por advogados e não por contadores, desta forma poderá auxiliar e evitar futuras falhas de comunicação.
Converse com outros empresários, inclusive concorrentes. Você se surpreenderá com a quantidade de pessoas que podem lhe auxiliar com conselhos ou compartilhando experiências as quais poderão lhe abrir os olhos para não cometerem os mesmos erros.
3. Planejamento
Este item é muito importante. Caso tenha dificuldades neste ponto, procure entidades como o Sebrae, eles podem auxiliar a iniciar um bom planejamento.
4. Estabeleça metas de curto e longo prazo
Segundo o diretor da AMBEV, ”uma empresa sem metas é uma empresa sem rumo. Sonhar pequeno dá o mesmo trabalho que sonhar grande. Por que não pensar grande?”
5. Tenha paciência e persistência
A regra de ouro para quem tem um negócio é ter paciência e persistência.
Nem sempre temos os resultados que esperamos. Fatores como mudanças da economia, problemas com fornecedores, mão de obra de baixa qualidade. Muitos são os problemas, mas lembre que não será somente com você.
6. Olhe fora da caixa
Novas oportunidades. Já vi muitos negócios começarem focados em um produto ou serviço X e no meio do caminho percebem que realizando pequenas alterações/correções podem expandir seus negócios.
7. Comunique-se e troque experiências
Converse com outros empresários, inclusive concorrentes. Troque ideias e experiências. Não tenha medo de conversar. É claro que informações que são a caixa preta de seu negócio não devem ser compartilhadas, porém você se surpreenderá com a quantidade de pessoas que podem lhe auxiliar com conselhos ou compartilhando experiências as quais poderão lhe abrir os olhos para não cometerem os mesmos erros.