
iStockphoto.com / SIphotography Foco é a característica que diferencia o bom do mau empreendedor.
Em tempos de economia instável e incertezas, ter coragem para investir em um negócio próprio pode parecer um desafio inatingível. No entanto, para muitos especialistas, é exatamente nos momentos de crise que se identificam grandes oportunidades.
O fato é que obter êxito em uma nova empreitada depende menos do cenário econômico propriamente dito do que se supõe. Para Davi Jeronimo, consultor do Sebrae-SP, os resultados alcançados por uma empresa decorrem, indispensavelmente, da postura do empreendedor. “Sempre existirão dificuldades em um negócio. O cenário econômico contribui, mas não é tudo. O que garante o sucesso de um novo negócio é a capacidade de planejamento e discernimento do empresário”.
Segundo Jeronimo, o que diferencia um bom de um mau empreendedor muitas vezes é o foco – ou a falta dele. Muitos empresários começam em seus negócios sem analisar o mercado, sem um planejamento financeiro adequado e avaliação pertinente dos riscos. Para se ter uma ideia, somente em São Paulo, 27% das empresas são fechadas antes mesmo de um ano de funcionamento.
É importante lembrar que toda e qualquer iniciativa empreendedora está sujeita a falhas e fracassos. Portanto, um dos segredos para o sucesso é resistir aos momentos de revés. “A maior característica de um empreendedor é o que ele aprende com as lições”, afirma Jeronimo.
O especialista elencou algumas características que são fundamentais para qualificar um empreendedor bem-sucedido.
Criatividade e inovação
Essa expressão pode até parecer clichê, mas é de grande valia. Jeronimo explica que somente um empreendedor criativo e inovador saberá identificar as oportunidades e buscar produtos e serviços diferenciados para atender as necessidades e gerar valor para os clientes.
Iniciativa
Não adianta ter uma boa ideia se você não vai executá-la. Este é um aspecto que diferencia um empreendedor bem-sucedido de um malsucedido. Somente um profissional com iniciativa vai poder avaliar o potencial e estimar o tamanho dessa ideia, segmentá-la, tomar decisões, influenciar outros tomadores de decisões e antecipar possíveis obstáculos ao novo negócio.
Resiliência
E, por último, uma das principais características de um bom empreendedor, a tão famosa – e desejada – resiliência. Capacidade que o indivíduo tem de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, criando possibilidades para se reinventar no mundo mutável dos negócios.