Você tem uma ideia que pode fazer sucesso, mas não sabe como tirá-la do papel? Este problema é comum entre muitas pessoas que sonham em abrir seus próprios negócios. Felizmente, já é possível contar com a ajuda de quem chegou lá e se tornou uma grande referência.
O empreendedor de sucesso David Pinto, fundador das marcas Doutor Resolve, Dona Resolve e Instituto da Construção, inaugurou recentemente a Longitude – Escola de Empreendedorismo, a primeira voltada para quem quer se destacar no mundo dos negócios.
A escola chega para suprir as necessidades não apenas de quem quer tirar seu projeto do campo das ideias, mas também de quem precisa de insights para dar uma renovada no seu negócio e para os que querem desenvolver o chamado intraempreendedorismo.
Diferenciais da Longitude – Escola de Empreendedorismo
As aulas da Longitude são 100% práticas e online. Os grandes empresários que alcançaram o sucesso e hoje faturam milhões vão contar suas histórias e dar dicas valiosas e exclusivas de gestão. O participante do curso vai apreender como começar um negócio do zero, mesmo sem dinheiro em caixa, como gerenciar as finanças e evitar falência e ainda como expandir o negócio por meio de franquias.
Uma vez que as aulas não são presenciais, o aluno terá um mentor para esclarecer dúvidas e material didático com livros exclusivos e conteúdo extra. Ao todo são 12 meses de curso, com um encontro online por semana.
Os alunos poderão participar de fóruns e chats com os tutores da escola e também com outros participantes do curso, o que facilita e amplia o networking.
Conteúdo diferenciado
O curso é dividido em quatro módulos. O primeiro é voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional do veterano ou futuro empreendedor, motivando-o a fazer uma autoavaliação. O segundo módulo é focado no plano de negócio (conceito e prática); no terceiro o conteúdo aborda a gestão de negócios; e o quatro e último instiga o aluno a pensar estrategicamente sobre o seu negócio, de forma a expandi-lo e torná-lo um grande sucesso.
Programa de Empreendedorismo aborda os mais diversos temas, entre eles: avaliação pessoal, liderança, criatividade e inovação, sustentabilidade, business plan, pesquisa de mercado, estudo de viabilidade financeira, gestão de marketing e comunicação, marketing digital, avaliação de desempenho (balanced scorecard) e valuation.
Sobre David Pinto
“Não é o maior que devora o menor. É o mais rápido que devora o mais lento”. Com esse pensamento, David Pinto, 31 anos, criou a maior empresa de reformas do país, a Dr. Resolve, localizada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, que hoje possui 550 franquias dentro e fora do Brasil. Tudo começou em 2010, quando ele decidiu reformar o apartamento e teve problemas para encontrar mão de obra qualificada.
Percebendo que mais pessoas tinham dificuldades para contratar profissionais de qualidade, enxergou aí uma oportunidade de negócio. Na época em que decidiu ser empresário, David estava para casar, o cheque especial estava estourado, havia saído do seu emprego na Microlins e o pai havia sofrido em AVC.
Mas mesmo assim foi em frente e foi bem-sucedido. Em menos de dois anos de mercado, a Dr. Resolve tinha faturamento de R$ 200 milhões. Atualmente, além das franquias no Brasil, a rede de reformas foi parar no exterior. Ganhou o nome e Doctor Solución, chegou a países como Colômbia, Panamá e México.
O fundador da Longitude – Escola de Empreendedorismo tinha apenas 29 anos quando seu negócio rendia R$ 400 milhões por ano. O talento para negócios começou cedo, aos 13 anos, quando era office-boy em uma unidade da Microlins, escola de informática, na cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Aos 14 anos, teve a chance de substituir um instrutor e foi promovido. Quando completou 21 anos, passou a ser consultor de franquias.
Sucesso na televisão
Em 2011, o trabalho de David Pinto foi parar nas telinhas. O papel de Lilia Cabral na novela global Fina Estampa, a Pereirão, trabalhava fazendo pequenos reparos. O sucesso da personagem alavancou o trabalho da Dr. Resolve.
No mesmo ano, o empresário criou o Instituto da Construção, a primeira escola de ensino profissionalizante para construção civil do Brasil. A ideia era aprimorar e ampliar os conhecimentos dos profissionais que integravam as franquias da Dr. Resolve.