Diante de uma economia em retração e aumento acachapante de desemprego – que registrou a maior taxa da série histórica no segundo trimestre deste ano, com crescimento de 8,3%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, especialistas veem o empreendedorismo como forma de driblar este cenário desfavorável.
Para José Dornelas, especialista em empreendedorismo, presidente da Empreende e autor do best-seller “Empreendedorismo, transformando ideias em negócios”, o cenário favorável da economia leva muita gente a empreender em um mesmo momento, aumentando a concorrência. “É no momento de crise que se descobrem grandes oportunidades”, observa o especialista.
Estima-se que sejam necessários pelo menos dois anos para que empresas atinjam o ponto de equilíbrio. “Por isso, empreender na crise exige um preparo maior, pois o retorno financeiro pode demandar mais tempo de investimento”, diz. “Por outro lado, economistas acreditam que a economia volte a crescer em dois anos. Logo, o investidor vai começar a ver retorno do seu negócio no momento em que a economia for favorável, abrindo uma larga vantagem com relação aos seus competidores”, completa.
O primeiro passo é planejar
De acordo com Dornelas, o Brasil carece de empreendedorismo inovador e bem planejado. Com crise ou sem crise, é necessário identificar o mercado e fazer muita pesquisa. Um investimento, seja ele qual for, exige de um empreendedor em potencial um grande estudo.
Além disso, o especialista lembra que o planejamento financeiro deve ser pensado além dos limites do novo negócio. É necessário ter uma reserva financeira para não deixar a empresa sucumbir no período desfavorável e ainda tomar os cuidados necessários para não prejudicar, por exemplo, a família, colocando todo o recurso na iniciativa do negócio próprio e esquecendo da vida pessoal.
Dornelas acredita que o maior desafio para um novo negócio neste momento é a resistência por parte dos clientes, mas a escolha do produto ou serviços que serão oferecidos será crucial para o desenvolvimento do empreendimento.
Segundo o especialista, há sempre oportunidade em todos os segmentos, e isso depende do conhecimento de área de cada investidor, mas, certamente, há setores que a janela da oportunidade já se fechou, justificado pela quantidade de investidor, frequência de consumo e qualidade do produto ou serviço. Por essa razão, um planejamento estratégico bem elaborado é mais do que necessário.
“Para que qualquer negócio dê certo é preciso ter equilíbrio entre motivação e razão. Razão em termos de planejamento pessoal e profissional adequados e motivação no sentido de acreditar na aposta”, finaliza.