O Instituto Sou Mais Jovem, entidade que desenvolve ações de incentivo e apoio ao empreendedorismo jovem, desenvolveu uma pesquisa e concluiu que 67% dos entrevistados entre 14 e 25 anos nutrem o sonho de terem seus próprios negócios.
Como empecilho para a concretização desse sonho, 82% dos jovens apontam a falta de estímulos. Outros 73% afirmam que gostariam de ter aulas sobre empreendedorismo.
Guto Melo, presidente do Instituto Sou Mais Jovem, acredita que as escolas deveriam se organizar para oferecer esse ensinamento aos jovens que desejam se tornar empreendedores. “Se houvesse nas escolas disciplinas ligadas à empreendedorismo, muito mais jovens teriam estímulo para empreender no Brasil. E com visão, informação e capacitação, muitos deles teriam mais sucesso no mundo dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento do país”, disse em release oficial.
Para ficarem atualizados a respeito desse tema, os aspirantes a empreendedores recorrem à internet (82%), veículos especializados (39%) ou colhem informações com pais e conhecidos (27%).
Os desafios do empreendedorismo
Entre os obstáculos enfrentados pelos jovens que desejam abrir seus próprios negócios está a dificuldade financeira, apontada por 63% dos entrevistados. O medo de não se sentir apto a cumprir a tarefa de empreendedor foi apontado por 27% dos jovens. Outros 23% disseram que a burocracia atrapalha a abertura de um negócio próprio.
Mesmo assim, 71% dos jovens empreendedores acreditam que o esforço valerá a pena e que estão dispostos a iniciar algum tipo de projeto nos próximos anos.
“Até pouco tempo, o jovem desejava ter liberdade e muito dinheiro, e acabava associando esse sentimento a ser dono do seu negócio. Hoje, com o acesso mais fácil à informação, a maioria já demonstra ter mais consciência da árdua tarefa de empreender”, disse Guto. “O jovem está deixando a ilusão de lado e caindo na real de que empreender envolve muito trabalho, capacitação e uma boa dose de determinação.”