Para uma empresa ter sucesso no mercado, não basta apenas investir em tecnologia e infraestrutura. Valorizar sua equipe através de programas de qualidade de vida no trabalho faz toda a diferença em diversos aspectos da rotina produtiva. Do bom-humor, descontração e passando pela saúde dos funcionários, os benefícios refletem diretamente nos resultados da empresa.
Entre os programas de qualidade de vida realizados, vale a pena destacar atividades físicas em áreas externas, como exercícios laborais, caminhadas, entre outros. Ações deste tipo trazem benefícios para a saúde de homens e mulheres, pois promovem a movimentação do corpo e evitam o sedentarismo. Além disso, também incentivam maior integração entre os funcionários.
Vale a pena investir na contratação de empresas especializadas em serviços deste tipo, ou mesmo profissionais autônomos, para motivar a equipe pelo menos uma vez por semana. Outra iniciativa nesta linha é contratar palestrantes focados em assuntos relacionados à saúde, família e bem-estar.
Outra medida que pode ser adotada em empresas de pequeno, médio e grande porte é a diversificação de atividades, como preparar um café da manhã de recepção aos funcionários, contratar atrações musicais, de comédia ou teatro, eventos no final de semana, churrascos de confraternização, etc. Oportunidades de aproximar os funcionários não faltam.
Qualidade de vida no trabalho, maior produtividade
Além dos benefícios para a saúde e bem-estar dos funcionários, outro ponto que justifica a criação de programas de qualidade de vida no trabalho é a produtividade diária. Um profissional trabalha mais, e melhor, quando o ambiente é descontraído e também quando existem inciativas como ginástica laboral, eventos de comédia, etc. Portanto, para a empresa é investimento que certamente trará ótimos resultados a médio e longo prazo.