O encontro de gerações distintas no ambiente de trabalho pode acarretar em algumas divergências e causar conflitos dentro da empresa. A entrada da Geração Y, pessoas nascidas após os anos 1980, no mercado de trabalho trouxe algumas mudanças para dentro das empresas.
Os funcionários mais seniores tiveram que se adaptar ao ritmo de trabalho dos mais jovens e vice-versa, o que gerou conflitos entre as diferentes gerações no ambiente profissional.
Apesar da convivência entre esses dois universos ser benéfica para ambas as partes, estudos mostram o contrário. Dados da ASTD Workforce Development, realizado em parceria com a VitalSmarts, revelam que os conflitos entre as gerações comprometem os resultados da empresa.
A pesquisa ouviu 1.348 pessoas e uma em cada três admite que sua empresa gasta cerca de cinco horas de trabalho por semana com conflitos. Esse número representa 35,39% dos entrevistados. Além disso, a perda de produtividade gira em torno de 12%.
Além disso, 54,45% dos pesquisados afirmaram que as diferenças de ideais por conta da diversidade de idades entre os funcionários consome de uma a cinco horas semanais na resolução de conflitos internos.
Outro fato observado na pesquisa aponta que 91% das pessoas que responderam à pesquisa disseram que suas empresas empregam funcionários de pelo menos três gerações distintas. 79,99% afirmam que as companhias não possuem um programa definido para lidar com as várias idades dos profissionais da equipe.
Apesar de apresentarem muitos pontos divergentes, as diferentes gerações dividem algumas opiniões em relação às queixas apresentadas na pesquisa: a falta de experiência anterior, a resistência e a falta de vontade em inovar, a falta de foco, disciplina e de respeito entre as diversas faixas etárias.
Como lidar com esse conflito entre gerações?
O primeiro passo para lidar com o conflito entre as gerações dentro da empresa é investir em uma cultura de valorização entre todos os profissionais. Geralmente, os cargos seniores são ocupados por gerações mais velhas, ou os chamados Baby Boomers, com idades que variam de 49 a 67 anos, portanto, eles devem tomar a iniciativa para compreender os mais jovens. Afinal, ao ingressar na empresa, os mais novos encontram valores e uma cultura estabelecida dentro das companhias.
A empresa pode estabelecer um sistema de avaliação de desempenho para conhecer seus funcionários e buscar maneiras de integração entre eles. Além disso, o diálogo é sempre bem-vindo para remediar possíveis contratempos antes que se tornem conflitos de grandes proporções.
Os conflitos também podem ser benéficos, desde que consiga extrair o lado positivo dele e que seja possível reverter a situação. Então, ele passará de vilão para protagonista e funcionará como forma de incentivo, visando a troca de experiências entre as gerações e acarretando maturidade para todos.