Apesar de toda a tecnologia que temos hoje, alguns processos seletivos ainda roubam muito tempo dos profissionais de Recursos Humanos, fazendo com que estes acumulem tarefas do departamento e deixem os candidatos cada vez mais ansiosos. As montanhas de currículos de papel hoje já são substituídas pela versão online, mas esta é só uma pequena parte de tudo o que envolve a contratação de um profissional.
Na última edição do Conarh, que aconteceu neste mês de agosto, algumas empresas aproveitaram para apresentar ferramentas que pretendem facilitar e também agilizar o trabalho dos recrutadores.
Uma delas é a Rankdone, uma plataforma em nuvem que faz um ranking dos candidatos, tendo como base o conhecimento técnico de cada um. O teste, que geralmente acontece dentro da empresa contratante, passa a ser feito à distância e ajuda os recrutadores a identificarem os melhores perfis para as próximas etapas do processo.
O teste aplicado pode ser elaborado por especialistas da empresa contratante ou por consultores. Dessa forma, a ferramenta acaba funcionando como um marktplace, ou seja, profissionais de várias áreas podem criar suas avaliações e compartilhá-las dentro do Rankdone. Há também a possibilidade de os recrutadores comprarem testes disponíveis na ferramenta ou contar com tradutores para que o processo seja realizado em vários países.
“O Rankdone aumenta a produtividade do profissional de RH nos processos de contratação, pois minimiza o tempo gasto na seleção e maximiza a possibilidade de encontrar o melhor profissional para a vaga”, comenta Rodolfo Gobbi, um dos idealizadores do Rankdone. Sobre a possibilidade de compartilhamento de testes, Gobbi comenta: “Sem o poder das redes colaborativas, isso custaria uma fortuna!”
Outra ferramenta apresentada foi o Mapa VAGAS de Carreiras. De forma bem lúdica e bem colorida, toda a população pode avaliar gratuitamente mais de oito mil cargos, acompanhados de informações como variação salarial, graduações mais comuns para o exercício do cargo e as vagas disponíveis no site de recrutamento Vagas.com.br naquele momento.
A ferramenta mostra também as movimentações desses profissionais pelo mercado, ou seja, quais outros cargos eles vêm ocupando ao longo da carreira. Todo o conteúdo pode ser compartilhado nas redes sociais.
Mário Kaplan, sócio-fundador do VAGAS.com, explica que o mapa mostra a transição real entre os cargos, porque não indica apenas a mudança hierárquica de uma profissão, mas também como as pessoas buscam as movimentações paralelas no mercado de trabalho. Essas informações são valiosas para os recrutadores. “Eles poderão saber quais as remunerações aplicadas às diferentes fases das carreiras e pesquisar cargos similares com nomenclaturas diferentes.”
O arquiteto de software de P&D da VAGAS, Ronie Uliana, complementa explicando que os cargos foram definidos a partir das descrições dos próprios usuários do site, assim como os salários. “Utilizamos a técnica Big Data para trabalhar os dados de maneira que fique simples de responder questões sobre carreira.”