A geração Y se conecta com o mundo de maneira bastante intensa e inovadora e para muitos jovens ocupar cargos de chefia é motivo de bastante ansiedade. A autora do livro “Como se tornar um ótimo chefe” (Editora Sextante), Jill Geisler, explica que é característica dessa geração a ambição vinculada ao idealismo. São jovens que querem transformar o mundo e se sentem especiais e fortalecidos para representarem esses “heróis” da mudança.
A pressa para chegar à liderança não é simplesmente uma “vontade de mandar”, mas também um interesse genuíno de transformar as empresas e o mundo. Novas relações de emprego começam a se definir a partir dessa característica geracional. No entanto, jovens tão encorajados e otimistas, muitas vezes, se decepcionam com a realidade do trabalho que é mais complexa e burocrática do que idealista.
“Quando se depara com orçamentos, burocracia e a própria natureza humana, que teme mudanças, o jovem percebe que ser chefe não é o trono mágico que ele imaginava”, explica Jill.
Diferença entre gestor e líder
Os conceitos de gestor e líder são muito distintos e precisam de atenção quando se pretende exercer chefia. Gestor é aquele que contrata, treina, cobra, avalia e disciplina subordinados. Sua função também é controlar orçamentos e processos. Ele, muitas vezes, é visto como a figura tradicional do chefe, mais arrogante e impositivo.
Um líder é alguém que exerce poder de maneira mais natural e mais pautada no exemplo e competência do que na hierarquia dentro do universo de trabalho. “Gestores são seguidos porque foram designados pela empresa; líderes são seguidos porque foram escolhidos pela equipe”, afirma Jill.
Bons chefes, além de bons gestores, devem se preocupar em serem bons líderes. Se você almeja ser chefe pensando nos privilégios que isso pode lhe trazer, é melhor repensar seus desejos. A chefia, antes de qualquer coisa, pressupõe muita responsabilidade e o trabalho de manejar equipes e pessoas muito distintas umas das outras.
Querer ser chefe para exercer poder e autoridade também é um erro. Chefes são pessoas influentes que ganham respeito de seus subordinados muito mais pelos conhecimentos e experiências que possuem do que pelo “medo”.
É importante lembrar que hoje o nível de preparo dos funcionários de uma empresa é alto e suas competências são disputadas no mercado, portanto, um bom chefe sabe valorizar os talentos que possui em sua equipe e estimular que eles melhorem cada vez mais. Ele não busca apenas funcionários parecidos consigo, mas uma variedade de personalidades e habilidades que ajudarão na construção do sucesso.
Para se tornar um bom chefe é preciso muito trabalho, muita experiência prática e uma sensibilidade para perceber as pessoas à sua volta. Preste atenção naqueles que já exercem liderança ao seu redor e aproveite os bons exemplos. Esforce-se para ser o mais responsável possível e desenvolva seu lado humano tanto quanto o profissional. Assim, a liderança virá de maneira natural e no tempo certo para você!