Na última quinta-feira, dia 20 de fevereiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados de sua Pesquisa Mensal de Emprego (PME) referente a janeiro deste ano, apontando que o índice de desemprego no País apresentou elevação. Com a taxa de 4,8% atribuída ao primeiro mês de 2014, foi constatado um aumento de 0,5 pontos em relação ao percentual registrado durante dezembro de 2013.
Entrevistando aproximadamente 43 milhões de pessoas, o IBGE apurou que 1,2 milhão delas estavam sem emprego em janeiro. Para obter este resultado, a entidade considerou as respostas de indivíduos com 10 anos ou mais (idades consideradas como ativas), espalhados por 38,5 mil domicílios nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Já número de profissionais atuando no setor privado com carteira de trabalho assinada, no mês passado, foi estimado em 11,8 milhões de cidadãos. Enquanto isso, o índice de ocupação sofreu redução de 0,5%, caindo para 53,7%, desempenho inferior ao nível apresentado no mesmo período em 2013, quando foi atingida a marca de 54,4%.
No entanto, o rendimento médio real dos brasileiros empregados aumentou em 3,9%, numa comparação com janeiro do ano anterior, chegando a R$ 1.983,80. À medida que os salários se mantiveram estáveis em São Paulo, as cidades de Belo Horizonte (2,5%), Porto Alegre (3,8), Recife (1,1%), Rio de Janeiro (0,8%) e Salvador (1%) demonstraram crescimento.